top of page

Home office: ergonomia no trabalho ajuda a evitar dor crônica por causa da má postura

A pandemia fez muita gente trabalhar de casa e isso deve continuar por opção quando tudo melhorar. Por isso, confira a importância da ergonomia.



Home office exige um local adequado: mesa e cadeira sem ergonomia para o trabalho causam dores

A pandemia do coronarívus fez muitas profissões se reinventarem e, algo que parecia distante de muitos, se tornou realidade: o home office. Até as consultas ganharam a força da telemedicina neste tempo de distanciamento social.


Mas se o home office virou primordial neste último ano e provavelmente poderá continuar, alguns problemas ligados a ergonomia surgem, como as dores nas costas, as dores nas articulações. Tudo por causa de um local inadequado para se trabalhar.


A má postura no trabalho e a dor crônica têm uma ligação muito grande e quero mostrar neste post como aliviar as pressões no corpo durante o trabalho e amenizar os problemas.


Ergonomia em casa


Sim, apesar de a pandemia ter perdido um pouco a força com o avanço da vacinação, o home office deve continuar frequente na vida de muitos trabalhadores. Muitas empresas avaliam que o trabalho de casa trouxe benefício para todos.


Mas se trabalhar de casa tem as suas vantagens, uma delas não é a ergonomia. Isso porque às vezes a pessoa não tem uma mesa adequada, uma cadeira ergonômica, apoios para os braços, e tudo isso pode trazer problemas a longo prazo.


Se muitas dores já afetavam a vida do trabalhador indo para a empresa, onde muitas delas têm estrutura para cuidar do funcionário, imagine em casa. Antes da pandemia, as causas de mais afastamento do trabalho no Brasil eram:


As duas primeiras acontecem muito por falta de uma ergonomia adequada no ambiente de trabalho. O problema é que uma má postura causa uma dor, que se não for cuidada, remediada, pode se tornar crônica.


Se você fica sentado por uma hora de forma errada na frente do computador, com certeza sentirá uma dor nas costas. Agora, se você ficar sentado de forma errada na frente do computador por 8 horas, cinco dias por semana, durante sua vida laboral inteira, poderá desencadear uma dor crônica. Isso afetará seu trabalho e o seu ânimo para fazer as tarefas.


Cuidado com as dores


Uma das principais dores que surgem quando se está em home office é a dor nas costas. Isso porque muitas cadeiras são improvisadas para o trabalho, e não tem o acento adequado para se passar tantas horas.


Quando isso acontece, a dor nas costas surge e, por isso, fique atento a estes sintomas para você avaliar sua situação durante o trabalho em casa:


Lesão muscular


Muitas vezes a dor pode ser muscular, no lado direito ou esquerdo, que pode ser causada por uma atividade física ou laboral. Uma compressa morna na região da dor por 15 minutos, duas vezes ao dia, poderá ajudar a aliviar a dor.


Dor no cóccix


Outra região que costuma ficar dolorida quando ficamos muito tempo sentados de forma indevida na cadeira é o cóccix, aquele pequeno osso que fica no fim da coluna. Isso acontece porque ele pode inflamar, dando pontadas. Caminhar um pouco e se exercitar auxiliam a diminuir a dor.


Dor no pescoço


O pescoço é também uma das regiões mais afetadas pela falta de ergonomia no trabalho. Ficar olhando muito tempo para baixo, olhando a tela do computador ou o teclado, afeta sensivelmente a região. Essa dor tem um nome: cervicalgia, muito provocada pela tensão nos músculos do pescoço, embaixo da nuca.



Dores nas costas e na região do pescoço são as principais na vida laboral


5 cuidados de ergonomia no home office


Se você está lendo esse blog do computador de casa, sentado em uma cadeira e uma mesa improvisada de escritório, leia estas cinco dicas que vamos dar. E se você está lendo este texto pelo celular, confira este texto que fizemos sobre a má postura enquanto se usa o aparelho.


Ajuste a ergonomia


A ergonomia é o estudo das adaptações do trabalho para que o funcionário desenvolva seu trabalho da melhor maneira possível. Então, ajuste sua mesa, sua cadeira, o seu computador na sua altura ideal.


A tela do computador precisa estar na altura dos olhos e mantenha os cotovelos apoiados enquanto digita. Em relação à cadeira, escolha uma com apoio para os braços, regulagem de altura e, se possível, com encosto para o pescoço e um bom assento.


Postura é essencial


Não adianta investir em toda essa estrutura se você sentar de maneira correta, sem arrumar a postura. Ela é essencial para você ter bem-estar seja no home office, no trabalho no escritório, no restaurante, na vida!


Durante o trabalho ou estudo, a coluna deve estar totalmente apoiada no encosto da cadeira e em posição ereta. Os pés devem estar apoiados no chão e os joelhos em um ângulo de 90 graus. As pernas esticadas fazem maior pressão para as costas.


Levante, ande e respire


As pausas no trabalho são essenciais para aliviar a cabeça e o corpo. E não é porque você está de home office que não irá descansar também. Não fique sentado na mesma posição por tanto tempo. Levante-se para caminhar a cada duas horas pelo menos, para buscar uma água, ir ao banheiro ou apenas respirar mesmo.


Se fortaleça


Faça exercícios regularmente para fortalecer os músculos, principalmente, os das costas. Faça também pequenas pausas para se alongar, igual a fisioterapia laboral no trabalho. Isso evita que os músculos e articulações fiquem enrijecidos.


Gostou deste conteúdo? Aproveite nossos canais de comunicação e conte pra gente o que você achou e se ficou alguma dúvida. Confira mais conteúdo no nosso blog!


Você pode também nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.

Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!



Ergonomia ajuda na produção e você trabalha mais feliz!


bottom of page