A terapia por ondas de choque é um tratamento muito eficiente e prático para vários tipos de problemas no sistema músculo-esquelético do nosso corpo. Por isso, ela vem ganhando mais espaço a cada ano no combate à dor crônica.
Agora, você sabe o que é o sistema músculo-esquelético? É aquilo que nos faz ficar em pé e ter mobilidade. O TOC, como é conhecida também a terapia por ondas, ajuda a aliviar dores articulares, esqueléticas e musculares.
Aqui no meu consultório eu faço sessões desta terapia, que não é invasiva e é feita de forma rápida, segura e simples. Confira mais sobre neste post!
O que é terapia por ondas de choque?
A terapia por ondas de choque transmite uma energia mecânica para a área escolhida no nosso corpo que gera um fenômeno chamado de cavitação. Esse termo é quando o nosso corpo forma uma cavidade devido à energia aplicada. A cavitação não é invasiva e indicada em várias áreas da medicina, como também a estética.
Então, o tratamento não tem nada a ver com choques elétricos, mas sim com uma energia mecânica. A cavitação irá romper microbolhas no local lesionado, assim liberando líquidos anti-inflamatórios. Além disso, o TOC melhora a circulação sanguínea no local.
Como recupera o sistema músculo-esquelético, a terapia é muito usada nos joelhos, ombros, calcanhares, entretanto pode ser aplicada em qualquer parte. Dentre os vários problemas que ele alivia a dor, podemos citar:
epicondilite lateral ou medial;
pseudoartrose;
tendinite patelar;
bursite;
artrose.
Então, acompanhe agora os quatro benefícios que a terapia de ondas de choque pode trazer no tratamento do seu problema, seja muscular, articular ou ósseo.
Efeito analgésico
A terapia com ondas de choque permite reduzir as dores crônicas de um paciente devido ao seu efeito analgésico. As substâncias liberadas no nosso corpo quando acontece a cavitação ajudam neste processo e, assim, na restauração da mobilidade.
Além disso, ela também faz a recuperação celular na área aplicada. Assim, a terapia não só alivia a dor, mas também reativa o processo de cura.
Cicatrização rápida
Como a terapia por ondas de choque acelera a recuperação celular, ela também é indicada para a cicatrização. As ondas mecânicas estimulam a produção de células no nosso corpo, seja na pele, tendão, músculo ou osso.
Então, se o paciente teve uma fratura óssea ou passou por uma cirurgia, este tratamento irá otimizar a recuperação, O osso se cicatrizará mais rápido, assim como o ligamento, o tendão ou até mesmo a pele. Aliás, ela diminui a incidência de fibrose nas cicatrizes de cirurgias.
Processo inflamatório
O paciente que sofre com inflamações articulares, como artrite, ou o desgaste da artrose também podem se beneficiar. A terapia por ondas de choque diminui a inflamação, além de fazer a recuperação cartilaginosa.
No caso das artrites, ela alivia o processo inflamatório como foi dito anteriormente. Agora, na artrose, a terapia estimula a produção das fibras de colágeno de maneira natural.
Minimiza os remédios
Por causa dos seus benefícios, o TOC faz com que a pessoa possa diminuir o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos. Claro que isso deve ser conversado com o seu médico, mas acaba trazendo uma melhora na qualidade de vida.
Outro ponto crucial é que a terapia não é invasiva, ou seja, não tem cortes ou perfurações. Ela é feita com o profissional deslizando a ponteira do aparelho sobre a área a ser tratada.
Faça a terapia por ondas de choque!
A quantidade de sessões da terapia por ondas de choque varia conforme cada caso, entretanto a duração dela é em torno de 15 minutos.
Você viu quantos benefícios esta terapia traz? Para saber mais, mande uma mensagem para nós ou deixe aqui a pergunta nos comentários que iremos responder!
Comments