top of page

Fascite plantar: o que é essa dor na sola do pé?


fascite plantar afeta a sola do dor, gerando dor e incômodo
Fascite plantar é uma dor na sola do pé que afeta a rotina da pessoa

Você sente fortes dores na sola do pé ao acordar de manhã e se levantar? Ou então sente incômodos ao ficar muito tempo em pé, ou após um exercício? Se isso acontecer com frequência, é melhor procurar um médico! Você pode estar com fascite plantar.


Ela pode ser ocasionada por vários fatores, como frequência de exercícios de alto impacto, falta de um alongamento. A fascite é um problema que afeta a nossa rotina, porque impossibilidade fazermos algo natural, que é andar ou ficar em pé.


Siga conosco aqui neste texto que vamos explicar melhor o que é a fascite plantar, as causas, os sintomas e o tratamento para ela. Uma ótima leitura!


O que é fascite plantar?


A fascite plantar é uma inflamação ou um processo degenerativo que afeta a fáscia da sola do pé. Para quem não conhece, as fáscias são tecidos que envolvem todo o nosso corpo, como os músculos e outros órgãos. Ela recobre a musculatura da sola do pé, pegando desde o calcanhar até a base dos dedos.


Essa inflamação pode atingir até 10% da população. Na sola do pé, as fáscias são importantes porque absorvem o impacto da caminhada, ou a pressão de ficar em pé. Além disso, ela ajuda a manter a curvatura da sola. Quando ocorre a inflamação, o primeiro sintoma que surge é a dor, que afeta o nosso caminhar.


Porém, a pessoa não deve confundir a fascite plantar com o esporão do calcâneo. Apesar de causarem dores no pé, principalmente na região do calcanhar, elas são patologias diferentes.


Mas o que causa a fascite?


Como disse, existem vários fatores que desencadeiam a inflamação nas fáscias. Quem pratica exercícios físicos de alto impacto, como corrida, tende a provocar a inflamação nesta região.


As deformidades nos pés, como uma curvatura muito acentuada da sola, também tendem a gerar a inflamação. Mas temos outras causas, como a obesidade e o uso de calçados inadequados, duros demais.


Outro fator comum de provocar a fascite é a falta de alongamento nos pés. Por estar envolvido nos músculos, alongar ajuda a relaxar e dar elasticidade para a região.


A Sociedade Brasileira para Estudo da Dor aponta alguns estudos que dizem que a fascite está associada a processos degenerativos provocados por prática exagerada de exercícios, sobrepeso ou a idade.


Quais os sintomas da fascite plantar?


O primeiro sintoma, o mais característico, da fascite plantar é a dor forte na sola do pé, como se fossem facadas. O sofrimento é mais comum perto do calcanhar, mas pode atingir toda a sola em si. Por causa do repouso prolongado enquanto dormimos, a dor é mais intensa pela manhã.


Entretanto, com o passar do dia e com o caminhar, ela acaba aliviando. Mesmo assim, a dor tende a retornar a qualquer momento, seja após longos períodos em pé, fazer exercícios ou até algo mais simples, como subir escadas.


Outros sintomas quem surgem são o inchaço e a vermelhidão. Para ter qualidade de vida, é essencial procurar um médico assim que os primeiros sintomas surgirem com maior frequência. Quando a pessoa não faz o tratamento, a dor tende a se tornar crônica, o que afetará, inclusive, o caminhar. Além disso, o efeito de compensar o andar causa lesões em outras áreas, como joelho, quadril e até a coluna.



fascite plantar pode ter tratamento com a fisioterapia
Fazer fisioterapia ajuda a aliviar a dor na sola do pé


Qual é o tratamento para a fascite?


O tratamento para a fascite plantar tem várias linhas, dependendo da gravidade da situação. Para os casos mais leves, a primeira indicação é o tratamento conservador. Fazer fisioterapia para exercitar a área e realizar alongamentos específicos. Além disso, analisar o uso do calçado apropriado para cada atividade.


Aliás, pode até ser indicado pelo profissional de saúde o uso de palmilhas ortopédicas, que irão dar um maior conforto ao paciente. Muitas pessoas utilizam técnicas caseiras de massagem, como rolar a sola do pé em uma garrafa congelada ou em cima de uma bolinha de tênis. O grande objetivo do tratamento é reduzir a inflamação, mas para isso é preciso entender o que causa.


O uso de medicamentos anti-inflamatórios também ajuda a aliviar o processo e reduzir o quadro de dor. Outra técnica é a terapia por ondas de choque, que gera ondas sonoras aplicadas no local da lesão. Ela ameniza a dor da fascite ao aumentar a irrigação de sangue na área, regenerar os tecidos moles e promover a cicatrização. Além disso, é um tratamento não invasivo.


Já em tratamentos minimamente invasivos podemos citar a aplicação de botox e infiltrações com anestésicos. Para isso, o profissional utiliza uma injeção para aplicar a medicação diretamente na região afetada. Existe também a cirurgia, que faz a liberação da fáscia, entretanto ela só é indicada em casos graves, quando os outros recursos não trouxerem resultados.


Sentiu dor? Procure um médico!


A fascite plantar é a inflamação de um tecido na região no pé, provocando dores e fazendo com que a pessoa sofra com a falta de mobilidade. Por isso, é fundamental procurar um médico quando as dores surgirem para fazer um diagnóstico preciso.


Espero que este conteúdo ajude você a entender melhor o que é esse problema de saúde. Para saber mais sobre os tratamentos, como a terapia por ondas de choque, siga meu perfil no Instagram.


bottom of page