top of page

Dor crônica no joelho e tornozelo: Confira como ela surge e de que maneira afeta nossa vida?


Estas regiões aguentam nosso peso e a sobrecarga nelas costuma ser grande, aliado a isso, a falta de fortalecimento e a pratica de exercícios podem acabar lesionando a região.




Dores no joelho podem afetar nossas vidas, como não conseguir praticar o esporte que gostamos


De todas as articulações de nosso corpo, o joelho e o tornozelo costumam ser as mais sacrificadas durante a nossa vida, seja por problemas como excesso de peso e a obesidade, ou então sedentarismo, má postura e até genético.


Estas regiões aguentam nosso peso e a sobrecarga nelas costuma ser grande, aliado a isso, a falta de fortalecimento e a pratica de exercícios podem acabar lesionando a região, como futebol, corrida e até o simples fato de subir escadas.


A dor crônica no joelho e tornozelo afeta demais a nossa vida, principalmente por influenciar a nossa mobilidade e a prática esportiva, fazendo a pessoa se tornar sedentária. Mas acompanhe com a gente neste post como surge a dor crônica no joelho e tornozelo.


O que são dores crônicas nas articulações?


Bom, a dor crônica em si é aquela que dura por mais de três meses ou então que não vai embora, mesmo com a lesão já curada. E as dores crônicas nas articulações são aquelas que afetam o nosso sistema musculoesquelético, responsável pelos nossos movimentos, como andar, pegar algo, se levantar.


As articulações são os punhos, os cotovelos, ombros, joelhos e tornozelos, mas vamos falar especialmente neste post destes dois últimos, justamente pela dor crônica ser mais comum. E o sofrimento nestas regiões podem ser sentidas em apenas uma articulação, como em várias — as chamadas dores poliarticulares.


Isso acontece muitas vezes porque, ao sentir a dor no joelho ou no tornozelo, a pessoa acaba jogando o peso do corpo para a outra articulação que está sem dor e, com isso, acaba sobrecarregando também, podendo provocar novos traumas.


A articulação nada mais é do que a união entre dois ou mais ossos e é constituída de cartilagem, bolsa articular, líquido sinovial e o tecido fibroso. Como as articulações estão sempre em movimento, principalmente as do joelho e tornozelo, é comum surgir problemas e dores nas regiões, como:


  • inflamações;

  • artrites;

  • lesão;

  • doenças.

Confira a seguir algumas dores crônicas relacionadas a estes tipos de problemas citados e como o tratamento pode ser feito para amenizar o sofrimento do paciente.



Dor crônica no joelho pode ser causada por vários fatores


Quais são as dores nas articulações por inflamação?


As dores crônicas no joelho e no tornozelo que são provocadas pela inflamação podem ser as famosas bursites e tendinites, só para citar algumas delas. Estas inflamações costumam deixar a região dolorida, com vermelhidão e até quente.


A bursite nada mais é do que a inflamação das bursas, que são bolsas com líquido dentro e funcionam como um amortecedor entre os ossos, absorvendo o impacto que o corpo traz ao se movimentar. Para se ter uma ideia, só o joelho é composto por 11 bursas. Elas podem inflamar pelo uso repetitivo delas, como na prática de alguns esportes ou por artrose.


Para tratar a dor momentânea, o indicado é fazer compressas de gelo e tomar anti-inflamatório indicado pelo seu médico, entretanto, a fisioterapia e até cirurgia são indicadas nos casos mais graves.


Já a tendinite é a inflamação que atinge algum tendão, podendo variar o local da dor por causa do tendão lesionado. No joelho, por exemplo, existem o tendão patelar (frente), o iliotibial (lateral) e os tendões internos.


As dores são comuns na hora de dobrar ou esticar a articulação, momento em que os tendões entram em ação. A compressa com gelo também ajuda a tratar a dor momentânea, assim como anti-inflamatórios. Um ortopedista deve ser consultado em casos graves e, se a dor for crônica, poderá indicar um médico especialista em dor.


Quais são as dores nas articulações por artrites?


As artrites também são inflamações, mas nas articulações em si, gerando dor, dificuldade no movimento e não tem cura. Diferentemente do que muitos pensam, ela não é exclusiva da terceira idade e qualquer um pode sofrer com artrites. As mais comuns são:


  • reumatoide (doença autoimune);

  • séptica (provocada por bactérias);

  • gota (excesso de ácido úrico);

  • reativa (provocada por bactérias).

Os sintomas podem atingir qualquer articulação do nosso corpo, mas o joelho também costuma ser bastante afetado e é comum sentir sintomas como dor, rigidez na articulação — principalmente pela manhã — vermelhidão e inchaço. Neste caso, um reumatologista deve ser procurado se a pessoa começa a sentir estes sintomas, que poderá indicar o melhor tratamento de acordo com a origem da artrite.



O tornozelo também é uma articulação bastante afetada pela nossa rotina de vida


Quais são as dores nas articulações por lesão?


A dor na articulação por lesão pode acontecer por um tombo, uma torção, fratura, contusão e ela costuma ser aguda, ou seja, é intensa e relativamente curta, entretanto, se não for tratada devidamente, por ocasionar uma dor crônica.


A lesão pode provocar algo grave, como a ruptura de algum ligamento ou um tendão, o que irá desconfigurar a estrutura do joelho. Nestes casos de ruptura apenas a cirurgia poderá solucionar o problema.


Outra lesão comum no joelho é a do menisco, que é um disco cartilaginoso que protege também a articulação. Ela provoca dor ao dobrar o joelho, ao subir uma escada, por exemplo. Nestes casos, é importante consultar um ortopedista, que poderá indicar fisioterapia ou até a cirurgia.


Quando devo procurar um médico?


O mais importante em relação às dores nas articulações é procurar um profissional da área da saúde, seja um ortopedista ou um médico especialista em dor, para avaliar o seu caso. Como disse, a dor até pode ser aguda, momentânea, mas se não for tratada pode virar crônica.


Além disso, é importante ter alguns cuidados, como manter o peso com uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos que fortaleçam o joelho e o tornozelo, evitando assim lesões por fadiga.


Espero que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas. Aproveite nossos canais de comunicação e conte para a gente o que você achou. Confira mais conteúdo no nosso blog e fique ligado também nas nossas redes sociais para mais informações sobre o tratamento da dor e qualidade de vida. Estamos no Facebook e no Instagram.


Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!


bottom of page