As pessoas sofrem estímulos diferentes quando tomam café, mas uma dúvida sempre fica na cabeça de todos que amam a bebida. Quem tem enxaqueca não pode tomar café? Será que ele piora ou melhora a situação e as dores?
É, o café faz parte da nossa rotina e para quem ama a bebida é difícil ficar sem uma xícara por dia. Ele é muito usado para manter a energia, o estado de atenção e o pique da pessoa durante todo o dia.
Sabemos que o café traz vários benefícios para as pessoas, mas será que ele afeta a enxaqueca? Será que o café piora a dor de cabeça? Siga conosco neste post para descobrir.
Quem tem enxaqueca não pode tomar café?
Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois depende do indivíduo e da gravidade de sua enxaqueca. Enquanto algumas pessoas podem descobrir que o café piora seus sintomas, outras encontram na bebida a ajuda a prevenir ou aliviar a dor. Então, na pergunta quem tem enxaqueca não pode tomar café, a resposta é: depende!
Se você tem enxaqueca e ama tomar café, é importante conversar com seu médico sobre como isso pode afetar sua condição. Alguns estudos sugerem que a cafeína ajuda a prevenir enxaquecas, pois pode bloquear os efeitos de substâncias químicas que causam a dor. No entanto, outros estudos sugerem que a cafeína pode piorar as enxaquecas, especialmente em pessoas que são sensíveis a ela.
Especialistas apontam que o grande problema está na quantidade. O excesso pode contribuir para a enxaqueca em pessoas com esta pré-disposição.
Então, se você tem enxaqueca e está pensando em beber café, é importante começar com uma pequena quantidade. Assim, é possível observar como isso afeta seus sintomas. Se você achar que o café piora sua enxaqueca, é melhor evitá-lo. No entanto, se você achar que o café ajuda a prevenir ou aliviar sua dor, pode ser uma boa ideia consumi-lo com moderação.
Como a cafeína age na dor?
A cafeína é um estimulante que ajuda a reduzir a dor de várias maneiras. Ela pode, por exemplo, aumentar a liberação de neurotransmissores que bloqueiam a dor, como a dopamina e a norepinefrina.
Além disso, o consumo da cafeína aumenta a produção de cortisol, um hormônio que ajuda a reduzir a inflamação. Várias dores crônicas, como as artrites, são provocadas pelo processo inflamatório nas articulações.
Outro ponto interessante é que a cafeína dilata os vasos sanguíneos, o que pode ajudar a melhorar o fluxo e reduzir a dor. A cafeína geralmente é bem tolerada, mas algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais, como ansiedade, insônia e irritação estomacal. Além disso, se você está grávida ou amamentando, deve evitar a cafeína ou limitar sua ingestão.
É verdade que o café corta o efeito do remédio?
O café pode cortar o efeito de alguns remédios, aumentando a velocidade da digestão e absorção de nutrientes, incluindo os medicamentos. Isso faz com que o remédio seja absorvido mais rapidamente do que o esperado, o que reduz sua eficácia ou aumenta os efeitos colaterais.
Alguns medicamentos que podem ser afetados pelo café incluem:
antidepressivos
anticoagulantes
anti-hipertensivos
diuréticos
medicamentos para a dor
remédios para o estômago
remédios para o sono
Se você está tomando algum remédio, é importante conversar com seu médico sobre o consumo de café. Ele irá te ajudar a determinar se o café é seguro para você e qual é a quantidade que pode tomar com segurança.
Confira algumas dicas para tomar café!
Para quem gosta da bebida, mas quer evitar alguns efeitos colaterais que ela possa causar, confira algumas dicas que separamos. Elas são ideais, principalmente se está tomando remédios contínuos:
evite tomar café com o estômago vazio;
não tome café muito perto da hora de dormir;
limite sua ingestão de cafeína por dia;
beba bastante água durante o dia;
não toma seu remédio com café;
converse com seu médico.
Se você notar algum efeito colateral após tomar café com remédios, como aumento dos batimentos cardíacos, ansiedade ou insônia, pare de tomar café e procure atendimento médico.
Beba com moderação!
Se tomar café é um gatilho para a sua enxaqueca, é melhor evitar a bebida ou qualquer outra que tenha cafeína. Muitos refrigerantes, chás e energéticos também têm esta substância. Agora, se para você não causa piora nos sintomas, o café traz muitos benefícios. Mas é fundamental beber com moderação, sem exagerar na dose diária.
Bom, espero que este conteúdo tenha ajudado a entender a dúvida se quem tem enxaqueca não pode tomar remédio. Se gostou, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Além disso, siga meu perfil no Instagram.
Comments