top of page
Writer's pictureDra Marcela Mara

Como aliviar a enxaqueca rápido?


como aliviar a enxaqueca de forma rápida
Mulheres sofrem mais de enxaqueca do que os homens

As dores de cabeça muitas vezes surgem do nada e quem sofre com este problema tem de aprender a lidar com isso. Portanto, saber como aliviar a enxaqueca rápido ajuda a suavizar o sofrimento.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil mais de 30 milhões sofrem com a enxaqueca e, a maioria, tem a idade entre 25 a 45 anos. Ela afeta a nossa vida pessoal, mas principalmente a profissional e a produtividade.


Continue a leitura deste texto conosco que vamos falar mais sobre a enxaqueca e dar dicas de como amenizar a situação.


Como aliviar a enxaqueca rápido?


Existem algumas técnicas que já mostraram sua eficiência quando o assunto é como aliviar a enxaqueca rápido. É claro que estamos falando de maneiras de fazer isso sem usar medicamentos, mas de forma tão eficiente quanto.


A enxaqueca é apenas uma das centenas de dores de cabeça, mas é incapacitante e acomete pessoas geneticamente predispostas. Ela afeta mais mulheres do que os homens, ainda mais os adolescentes e adultos jovens.


Esta cefaleia também pode trazer outros sintomas, como embaçar a visão ou pontos luminosos, manchas escuras e a dor é latejante, focada em um dos lados da cabeça.


Confira algumas atitudes que você pode fazer caso perceba que a enxaqueca está vindo ou até mesmo aliviar o sofrimento:


Compressas frias ou mornas


Ela deve ser aplicada no local da cabeça em que a dor está, por no máximo 20 minutos. A compressa fria é mais indicada quando a dor é a enxaqueca, diminuindo o fluxo sanguíneo na região dolorosa e, assim, aliviando a dor.


Só um detalhe: a compressa de água quente é boa para a dor de cabeça tensional, aquela provocada por tensão muscular. Frequentemente, ocorre em situações estressantes e, ao contrário da fria, dilata os vasos sanguíneos e relaxa a área.


Quarto escuro e sem barulho


Um dos sintomas da enxaqueca é a hipersensibilidade à luz e aos sons, as chamadas fotofobia e fonofobia. Este sintoma se mantém por quatro até 72 horas. Então, o ideal é procurar ambientes contrários a esses.


Quando a enxaqueca surgir, procure um quarto escuro e sem barulho. Esta técnica é uma das mais utilizadas para quem sofre do problema e muito eficaz. O descanso pode variar de tempo, mas em média 15 minutos já vão fazer diferença.


Pressionar pontos


A chamada acupressão, conhecida como acupuntura sem agulhas, alivia também a enxaqueca. Alguns destes pontos estão no centro do rosto, entre as sobrancelhas, na parte interna delas, perto do nariz. Outro ponto é na parte de trás da cabeça, onde começa a coluna vertebral. Massagear as têmporas (acima da orelha) também é benéfico.


Tomar chá!


Chá de gengibre, erva-cidreira e de camomila podem ser bons para aliviar a enxaqueca por ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Aliás, a desidratação tem como sintoma a dor de cabeça, então uma dica é sempre se manter hidratado.


Prevenir é remediar


Na maioria das vezes, quem sofre de enxaqueca sabe e pressente a chegada de uma crise. Neste momento, é ideal colocar em prática as atitudes que fazem efeito no seu caso para que elas não aconteçam. Quando estiver em uma pré-crise, busque se acalmar, controlar a respiração e os batimentos cardíacos.


Coma bem!


Longos períodos de jejum podem desencadear dores de cabeça, portanto tenha uma boa rotina alimentar. Não apenas de alimentos saudáveis, mas também no tempo certo, para evitar a fome e a enxaqueca.


Quando procurar um médico?


Você viu várias dicas de como aliviar a enxaqueca rápido, mas o fundamental é que se os sintomas persistirem, procure um médico. Se a pessoa apresentar mais de três dias de sintomas, é indicado se consultar com um especialista.


Além dessas dicas, existem medicamentos que aliviam as dores, mas é importante avaliar primeiro com um médico qual ele poderá prescrever para o seu caso.


Gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre a enxaqueca, quando ela se torna crônica, confira este texto no nosso blog sobre o assunto!


Comments


bottom of page