top of page
Writer's pictureDra Marcela Mara

Qual o motivo da dor muscular? Veja o que causa este problema

Quase que todo mundo já sentiu uma dor muscular, seja por dormir de mau-jeito, uma exagerada no treino da academia. Entretanto, ela também tem a chance de surgir por causa de alguma doença, um problema de saúde. Neste caso, qual o motivo da dor muscular aparecer?


Tanto é que uma das principais maneiras de se evitar dores ou tratar problemas musculares é com a prática de exercícios físicos. Ao fortalecer os músculos, muitos dos sintomas de dores e doenças crônicas, como fadiga e fraqueza podem ser resolvidos.


Se você ficou interessado no assunto, continue conosco neste texto que vamos abordar quais os motivos da dor muscular em uma pessoa.


Qual o motivo da dor muscular?


Bom, como dissemos, a dor muscular pode aparecer em uma pessoa por diversos motivos. Entretanto, além da razão dela aparecer, o fundamental é se atentar ao tempo de duração da dor. Algumas causas mais comuns incluem:


Exercício físico

A dor muscular após o exercício, conhecida como dor muscular de início tardio (DMIT), ocorre devido a microlesões nas fibras musculares durante o treinamento, especialmente quando se faz um exercício novo ou mais intenso.


Tensão muscular

Além disso, o estresse emocional, má postura, ou levantar objetos pesados de maneira inadequada podem causar tensão muscular, levando à dor. Inclusive, muitas dores de cabeça são causadas por esta tensão muscular na região da nuca.


Lesões

Quem pratica um esporte, por exemplo, pode ter lesões musculares, como distensões ou rupturas de fibras musculares. Isso resulta em dor muscular aguda, que deve ser tratada para que não resulte em algo crônico.


Condições médicas

Algumas condições médicas, como fibromialgia, polimialgia reumática e miopatias, podem causar dor muscular crônica. Além disso, infecções virais, como a gripe ou a dengue, podem causar dores musculares generalizadas.


Quais são as doenças que causam dores musculares?


Existem várias doenças, crônicas ou não, e condições médicas que podem causar dores musculares. Neste sentido, é importante identificar a causa para determinar o tratamento adequado. Algumas das doenças mais comuns incluem:


Fibromialgia: Uma condição crônica caracterizada por dor generalizada nos músculos e nos tecidos moles.


Polimialgia reumática: Uma doença inflamatória que causa dor e rigidez nos músculos, principalmente nos ombros e quadris.


Miopatias inflamatórias: Doenças autoimunes que causam inflamação nos músculos, como a dermatomiosite e a polimiosite.


Distrofia muscular: Um grupo de distúrbios genéticos que enfraquecem progressivamente os músculos.


Síndrome da fadiga crônica: Uma condição caracterizada por fadiga extrema e dor muscular, entre outros sintomas.


Lúpus: Uma doença autoimune que pode causar inflamação nos músculos e dor.


Artrite reumatoide: Uma condição autoimune que afeta as articulações e, em alguns casos, os músculos circundantes.


Lombalgia: Problemas na coluna vertebral, como hérnia de disco, podem causar dor muscular nas costas também pelo estresse.


Quando a dor muscular é preocupante?


A dor muscular nem sempre é motivo de preocupação, pois pode ser causada por atividades normais do dia a dia, como exercícios físicos intensos ou má postura. Nestes casos, ela desaparece com repouso e autocuidado.


No entanto, existem situações em que a dor muscular é preocupante e indica um problema médico mais sério. Se a dor muscular for muito intensa e surgir de repente, especialmente após um trauma ou lesão, pode indicar uma ruptura muscular ou outra lesão grave.


Além disso, ela é preocupante caso não melhore. Se a dor muscular não passar após alguns dias de repouso, alongamento e uso de analgésicos de venda livre, é importante procurar orientação médica.


Outro ponto de cuidado é se a dor muscular vier acompanhada de outros sintomas, como febre, inchaço, fraqueza muscular, dormência, formigamento, perda de peso não explicada. Tudo isso pode indicar um problema médico subjacente que requer atenção médica.


Enfim, se a dor muscular persistir por várias semanas ou ocorrer regularmente, mesmo sem uma causa óbvia, é aconselhável procurar orientação médica para uma avaliação mais aprofundada.


O que fazer para parar de ter dor muscular?


Para aliviar a dor muscular e ajudar a prevenir seu retorno, você pode seguir algumas medidas simples de autocuidado. Mas o fundamental é que, se a dor for contínua, procure um médico, como um ortopedista ou reumatologista.


Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer para parar de ter dor muscular:

  • descanso;

  • aplicação de gelo ou calor

  • massagem;

  • alongamento;

  • hidratação;

  • analgésicos de venda livre;

  • exercício regular;

  • postura adequada;

  • fisioterapia.

A liberação miofascial também pode ser uma técnica eficaz para ajudar a aliviar a dor muscular e a tensão nos músculos. Ela é uma técnica de terapia manual que envolve a aplicação de pressão suave e constante nos pontos de tensão ou nódulos nos músculos. Essa pressão ajuda a liberar aderências e tensões, melhorando a circulação sanguínea, a flexibilidade muscular e reduzindo a dor.


Qual o motivo da dor muscular? Procure por orientação!


Não importa qual o motivo da dor muscular, ainda mais se ela é algo contínua, procure ajuda de um médico especialista. Ele poderá fazer um diagnóstico preciso, encontrar a razão da dor e indicar o melhor tratamento.


Espero que tenha gostado deste conteúdo e, se precisar marcar uma consulta médica para avaliar sua dor muscular, entre em contato. Além disso, compartilhe também este conteúdo em suas redes sociais.

Comentários


bottom of page