top of page

Que parte do corpo a fibromialgia ataca mais?


Que parte do corpo a fibromialgia ataca mais?
Fibromialgia é conhecida por levar dor espalhada em várias partes do corpo

A fibromialgia é conhecida como uma doença que causa dor difusa pelo corpo, ou seja, em vários pontos. Mas que parte do corpo a fibromialgia ataca mais? Será que existe um lugar comum para as dores?


De acordo com estudos, a fibromialgia no Brasil atinge em torno de 3% da população, um pouco mais de 5 milhões de pessoas. Desse público, ela é ainda mais comum em mulheres, sendo a proporção de 9 mulheres para cada homem.


Mas siga com a gente neste texto que vamos falar um pouco mais da doença e, principalmente, onde é o lugar que ela afeta mais em nosso corpo.


Quais as dores da fibromialgia?


A dor no nosso corpo atua como um alarme de um carro, ou de um prédio. Quando algo está errado, ele é acionado. Agora imagine o alarme desregulado, que dispara sem necessidade. Essa é a fibromialgia.


Ela ativa o sistema nervoso, mesmo sem precisar, fazendo com que o paciente sinta dores, mas sem ter motivo aparente. Assim, todo o sistema nervoso, como nervos, medula e até o cérebro torna os estímulos intensos. Então, além das dores da própria condição, como uma dor nas costas, ela pode ficar ainda mais forte para quem tem fibromialgia.


O fato deste sistema não estar regulado acaba trazendo até outros sintomas, como a sensibilidade ao toque. Uma massagem ou até mesmo um tapinha nas costas pode gerar uma dor maior do que realmente seria. Outros sintomas da fibromialgia são:


● cansaço excessivo;

● sensação de formigamento pelo corpo;

● musculatura enrijecida;

● dores de cabeça;

● dores pelo corpo;


Estes sintomas tendem a aparecer ou se tornarem mais intensos em situações extremas, como sentir muito calor ou frio. Além disso, se o paciente passar por um estresse muito forte é capaz de ativar os sintomas.




Que parte do corpo a fibromialgia ataca mais?


Como estamos falando de uma doença com dores espalhadas, é claro que a parte do corpo a fibromialgia ataca mais depende de cada caso. Ainda mais, também pode depender do que gerou os sintomas e a intensidade deles.


Entretanto, existem algumas áreas comuns para isso acontecer. Algumas regiões onde as dores são comuns são na cervical, lombar, dorsal e até mesmo no tórax. Além deles, podemos citar:


● quadril;

● coxas;

● joelhos;

● ombros;

● braços.


A fibromialgia tende a apresentar as dores em partes difusas do corpo, mas nada impede também de ser em um ponto localizado. Além disso, a intensidade pode variar com o passar do tempo. O sinal mais interessante é que ela surge do nada, sem uma causa aparente.


Mas como suspeitar da fibromialgia?


Porém, como podemos suspeitar da fibromialgia e a diferenciar de uma outra dor comum? Bom, ela é diferente de outras, como a lombalgia, por ser também em outros pontos do corpo.


Além disso, as dores generalizadas que duram mais de três meses são os principais sinais de alerta da síndrome. Então, se o paciente sente fortes dores musculares ou articulares, aliadas a cansaço e alterações de humor, pode sim, ser fibromialgia.


O diagnóstico dela é basicamente clínico, não havendo exames que comprovem a doença. Por isso, é no histórico do paciente e na conversa com o médico que o diagnóstico é feito. Exames, como de sangue ou de imagem, são feitos muitas vezes para descartar outras doenças.


Procure um médico!


A fibromialgia afeta as nossas tarefas diárias, tanto na vida pessoal como no trabalho. Isso pode desencadear vários problemas, como depressão e ansiedade. Por isso, vale procurar um médico especialista em dor quando os sintomas surgirem.


Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a entender em qual parte do corpo a fibromialgia ataca mais. Para mais conteúdo assim, você pode seguir o meu perfil no Instagram!


bottom of page