top of page

Fibromialgia é doença autoimune? Saiba mais sobre o assunto!

A fibromialgia gera dor difusa pelo corpo. Muitas ainda são as dúvidas sobre o problema, como se ela é ou não uma doença autoimune.

Fibromialgia tem como principal característica a dor difusa pelo corpo

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica e, apesar de a medicina avançar seu estudo sobre ela, muitas dúvidas seguem no ar. Uma destas questões feitas por pacientes, famílias e até médicos e é se a fibromialgia é doença autoimune?


Isso porque este distúrbio faz parte de um espectro de síndrome que ainda não têm uma classificação precisa pela medicina. Além disso, pacientes com este problema têm sintomas clássicos de doenças autoimunes, o que pode gerar esta confusão.


Mas será que a fibromialgia é doença autoimune? O que seria, na verdade, uma doença autoimune? Fique neste post que vamos explicar tudo sobre isso.


O que é uma doença autoimune?


Em primeiro lugar, é preciso entender o que é uma doença autoimune e como ela age dentro do nosso corpo. Basicamente, ela é quando o sistema imunológico, que existe para nos defender, acaba atacando o nosso próprio organismo.


O processo de imunidade é quando a pessoa produz anticorpos e outras células de defesa quando há problema de saúde. Isso acontece quando temos uma infecção, uma toxina ou bactéria, um vírus, um estresse psicológico ou físico, entre outras situações.


Quando o organismo é ameaçado, os anticorpos atacam o invasor, eliminam o problema e tudo volta ao normal. Agora, em algumas pessoas, o sistema imunológico não trabalha corretamente.

Se o conjunto de imunidade não funciona direito, duas coisas podem acontecer. Em primeiro lugar, ele não defende de forma eficiente o organismo. Em segundo lugar, produz anticorpos que, ao contrário da defesa, atacam o próprio corpo. Nesse sentido, temos aí uma doença autoimune. Os anticorpos neste caso são chamados de auto-anticorpos e danificam:


  • tecidos;

  • glândulas;

  • sangue;

  • pele;

  • articulações;

  • intestino;

  • olhos;

  • sistema nervoso.

Algumas das doenças conhecidas por serem autoimunes são a espondilite, artrite, Doença de Crohn, Lúpus Eritematoso, só para citar as mais conhecidas. O problema é que, além da medicina não entender como surge a doença autoimune, elas também não têm cura.



Uma doença autoimune é quando as células de defesa do nosso corpo nos ataca


Fibromialgia é doença autoimune?


A fibromialgia tem como principal sintoma a dor generalizada pelo corpo e que dura por meses. Estas dores podem surgir sem motivo, mas também aparecem após algum um choque, trauma físico ou psicológico, enfim, uma situação exagerada. Outros sintomas da fibromialgia são:


  • presença de pontos dolorosos;

  • quadros de depressão e ansiedade;

  • falta de memória e concentração;

  • alteração no sono;

  • fadiga excessiva.

Assim como nas doenças autoimunes, a medicina não tem uma resposta exata sobre a causa da fibromialgia. Então, em relação à pergunta deste texto, há controvérsias sobre se a fibromialgia é doença autoimune.


Alguns especialistas apontam que a fibro não é uma doença autoimune e nem inflamatória, isso porque o mecanismo de desenvolvimento da dor seria diferente. A pessoa, no geral, tem uma sensibilidade maior à dor provocada, talvez, pelo sistema nervoso.


A questão é que existem na medicina doenças de origem mal definida e a fibromialgia é uma delas. Ela é uma síndrome que apresenta distúrbios inflamatórios, infecciosos e autoimunes, mas não é possível rotular.


O importante é que cientistas continuam pesquisando sobre a doença e um novo estudo aponta que ela seria sim, autoimune. Um destes estudos é do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College London, da Inglaterra.


Os pesquisadores acreditam que muitos dos sintomas da síndrome são causados por anticorpos que aumentam a atividade dos nervos sensíveis à dor. Esta é a principal característica da fibromialgia, apontando que ela é uma doença imunológica, indo contra a visão atualmente.

Importante é fazer o tratamento!


O mais importante, principalmente para o paciente, não é se a fibromialgia é doença autoimune, mas sim como tratá-la. Como não tem cura, algumas terapias ajudam a aliviar os sintomas, como a dor difusa.


Nesse sentido, o médico pode receitar remédios para aliviar a dor nas crises, melhorar o sono e dar disposição ao paciente. Relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos podem ser usados para amenizar vários sintomas.


Porém, o melhor tratamento é ter uma vida saudável. Praticar exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, ajudam a evitar que os sintomas surjam. Além disso, uma alimentação adequada, que não provoque os sintomas, também é fundamental.


Procure um médico especialista!


O diagnóstico da fibromialgia é basicamente clínico, não tendo um exame específico para confirmá-la. Pelo contrário, alguns exames podem ser solicitados pelo médico para descartar outras doenças. Por isso, quando tiver estes sintomas, procure um médico especialista.


Espero que este post tenha ajudado a mostrar se a fibromialgia é doença autoimune. Se você precisara de ajuda, quer tirar alguma outra dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail. Para mais conteúdo assim, você pode me seguir no Instagram. Agora, se você gostaria de marcar uma consulta, clique no botão abaixo.






bottom of page