top of page
Writer's pictureDra Marcela Mara

O que provoca a artrose? Qual a relação dela com a dor crônica?

Artrose é uma degradação das articulações do corpo, como joelhos, quadril, mãos e acomete, na maioria das vezes, todas as estruturas adjacentes (tendões, ligamentos, bursas, músculos). Você sabe o que provoca a artrose? Confira neste texto.



Artrose é uma degradação das articulações do corpo, como joelhos

Artrose nos joelhos, na coluna, no quadril e até nas mãos, muito comum na população em geral, pode trazer algumas consequências de mobilidade e de dor aguda ou crônica. Mas, afinal de contas, o que provoca a artrose?


Antes de mais nada, é importante destacar que essa condição pode ser chamada de osteoartrose ou osteoartrite, mas que é um pouco diferente da artrite e vamos explicar também.


Portanto, se você quer saber o que é artrose , o que provoca e como ter uma vida normal mesmo com ela, confira com a gente neste post.


O que é artrose?


A artrose é uma doença degenerativa crônica, em outras palavras, ela provoca o desgaste da articulação, principalmente, nas cartilagens. Por isso, pode afetar qualquer junção do corpo.


As cartilagens são os tecidos que ficam entre os ossos e ficam responsáveis por aliviar o atrito entre eles. Esse quadro, na maioria dos casos, atinge pessoas a partir dos 50 anos, entretanto, a faixa etária não é a única culpada pelo desgaste.


Este tipo de dor afeta o sistema músculo-esquelético, trazendo dores para as regiões como:

  • joelhos;

  • quadril;

  • ombros;

  • coluna;

  • mãos.

E os sintomas?


Todos os sintomas da artrose estão relacionados com essa deterioração da articulação, provocando atrito entre os ossos, inflamação e outros sintomas como:

  • inchaço;

  • vermelhidão no local;

  • rigidez na articulação;

  • dificuldade em movimentar a articulação;

  • dor;

  • possíveis deformações.


Inchaço, vermelhidão e dor são os principais sintomas da artrose na articulação

O que provoca a artrose?


Vários fatores podem desencadear a artrose, mas na maioria dos casos, os fatores de risco são:


Obesidade


O sobrepeso e a obesidade sobrecarregam as articulações, ainda mais dos membros inferiores, aliado a um sedentarismo que dá fraqueza na região.


Uso repetitivo


O esporte e a atividade física em si são sempre recomendados para nossa saúde, mas exercícios repetitivos ou um trabalho fisicamente duro pode trazer o má uso da articulação.


Envelhecimento


Sim, como dissemos, o envelhecimento pode causar artrose pelo desgaste natural da articulação, principalmente, em mulheres com mais de 50 anos de idade.


Traumas anteriores


Se você passou por várias cirurgias na mesma articulação, por exemplo, no joelho, com reconstrução do ligamento, remoção de menisco, pode desenvolver uma artrose.


Em síntese, tudo que sobrecarrega a articulação, seja pela idade, mau uso ou traumas pode levar a destruição da cartilagem. Alguns estudos ainda apontam que fatores genéticos podem desenvolver o problema.


Por que artrose dói?


As articulações são fundamentais para a nossa vida, fazendo a gente andar, escrever, ficar em pé, sentar. Todo movimento do corpo passa por elas, portanto, é compreensível sentir mais dor por ser regiões em constante movimento.


Agora, em casos mais graves, como a perda total da cartilagem de um joelho, o atrito entre os ossos será muito grande e o sofrimento pode ser ainda maior.


E a pior parte é que a artrose não tem cura, entretanto, o tratamento dá alívio para a dor, fazendo o paciente recuperar os movimentos. Dentre os tratamentos existentes, podemos falar em:


Medicamentos: analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a aliviar a dor, principalmente nas crises mais agudas, além dos coadjuvantes na modulação da dor crônica também são utilizados.


Atividade física: importante fazer exercícios, ainda mais algo que possa fortalecer a região afetada.


Fisioterapia: Ela também ajuda a amenizar a dor e a recuperar a mobilidade na articulação, com terapias como a de ondas de choque e o próprio movimento em si, a famosa cinesioterapia.


Suplementação: alguns suplementos, como os que têm colágeno, têm se mostrado um bom aliado a evitar as dores.



Tratamentos como a terapia por ondas de choque ajuda a aliviar a dor da artrose


Qual é a diferença entre artrite e artrose?


As duas têm quase o mesmo nome, agem quase no mesmo local — no caso, as articulações — mas têm diferenças entre elas. A artrose é uma doença degenerativa crônica com um grau mais leve de inflamação.


Enquanto isso, a artrite é uma inflamação na articulação, podendo ser provocada por outra doença, como a psoríase, ou a artrite reumatoide, que é uma doença autoimune. Muitas delas, inclusive, não têm causa definida, mas que também geram degeneração e deformidades.


Procure evitar a artrose


Apesar de ter fatores difíceis de controlar, como a genética, algumas práticas ajudam a evitar o que provoca a artrose. Tenha uma alimentação balanceada para evitar o excesso de peso, uma boa postura corporal, evitar exercícios repetitivos e, caso não consiga, faça pausas constantemente.


E o mais importante! Procure um médico especialista ao sentir algum desses sintomas, porque se tratada no começo, a artrose pode não provocar tantas dores assim. E se ficou ainda alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente pelo WhatsApp. Ou então visite minha rede social para saber mais sobre o assunto.

Comments


bottom of page