
Não é nada legal ter um dia estressante, começar o dia nervoso e terminá-lo ainda mais irritado. Agora, se um dia assim já é ruim, imagine se você sofrer de estresse crônico! Sabia que ele pode afetar muito a sua saúde?
Em época de pandemia — sem contar a vida corrida de sempre — a palavra estresse entrou de vez em nosso vocabulário. Aliás, uma pesquisa da Isma (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse) mostrou que 70% dos brasileiros possuem sintomas de estresse.
O problema é que ele acaba ativando várias dores e doenças nas pessoas, como a dor crônica, por exemplo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura com a gente!
O que é estresse crônico?
Em primeiro lugar, o estresse é algo natural do nosso corpo, uma reação a uma ameaça, real ou imaginária. O organismo fica tenso e “pronto para agir”, liberando substâncias estimulantes na corrente sanguínea. Agora, o problema é quando isso é algo contínuo na nossa vida. Ainda mais, como reagimos a uma situação estressante.
Ao ficar o tempo todo sob efeito dessas substâncias estimulantes provocadas pelo estresse, o corpo vai à exaustão, o que acarreta uma série de problemas psicológicos, emocionais e físicos, como as dores crônicas, insônia, depressão.
O estresse crônico ocorre, geralmente, de uma maneira mais suave, porém por ser contínuo, ele afeta o individuo de forma severa. Além disso, esse estresse mal gerenciado pode levar a uma síndrome de Burnout, que é um quadro de exaustão física e mental da pessoa.
Por isso, o mais importante nessa situação é identificar o quanto antes os sintomas e iniciar um tratamento para não chegar ao extremo e perder qualidade de vida.

Quais os sintomas do estresse crônico?
O estresse crônico é algo que afeta tanto o lado mental, como também o físico da pessoa. Isso porque o organismo fica desestabilizado, trazendo sintomas característicos como os elencados a seguir:
cansaço contínuo;
intestino desregulado;
dores de cabeça frequentes;
mudança significativa no peso;
doenças são mais frequentes;
falta de apetite.
Esses sintomas desencadeiam, ao longo do tempo, vários outros problemas de saúde mais graves ainda, como o aumento da pressão arterial, problemas cardíacos, neurológicos, baixa imunidade e insônia.
O estresse, por exemplo, é um dos maiores agravadores de fibromialgia e um dos principais fatores do surgimento dessa síndrome dolorosa. Além disso, esse estado de estresse gera dores de cabeça tensionais e se torna gatilho para diversas dores crônicas.
Como amenizar o estresse crônico?
Lidar com o estresse crônico é fundamental para ter uma boa saúde física e mental ao longo do tempo. Por isso, é preciso buscar situações para fugir desse problema, mas é claro, procurar também ajuda profissional para uma melhor diretriz no tratamento.
Em primeiro lugar, o importante é identificar o que provoca o estresse crônico em você, já que em cada pessoa ele surge de maneira diferente. Algum problema profissional, pessoal, de relacionamento ou o acúmulo de tarefas no dia. O que muda o seu humor e seu estado de espírito com frequência?
Fique atento na sua rotina e o que te deixa irritado, monitorando às suas reações para cada acontecimento. Ao descobrir a situação, você pode buscar soluções para fazer mudanças e amenizar a situação.
Importante fazer exercícios físicos!
Os exercícios físicos ajudam a aliviar o quadro de estresse da pessoa. Pesquisas mostram que a prática de atividade física pode minimizar a depressão, estresse e os problemas emocionais. Movimentar o corpo libera hormônios que ajudam a aliviar o estresse e trazem uma sensação maior de bem-estar.
Pratique a medicação!
Os benefícios da meditação são sentidos no corpo todo, não apenas no cérebro ou no lado emocional. Quando você relaxa, libera hormônios como a serotonina e a dopamina, que ajudam a combater o estresse e estabiliza o sistema de defesa do corpo.
Não é preciso conhecer nenhuma técnica avançada de medicação também. Apenas comece controlando a respiração e deixar os seus pensamentos fluírem em um ambiente calmo e propício para o relaxamento.
Evite muitas informações
Hoje somos bombardeados de muitas informações, boas e ruins. O nosso cérebro sofre para processar tudo isso durante o dia, causando o quadro estressante. Aliás, o celular é um ponto que causa estresse em muitas pessoas. Busque limitar o acesso a ele e, principalmente, evite ver informações o tempo todo.
Procure ajuda de um profissional!
Você viu que o estresse crônico causa problemas para o nosso corpo a curto e longo prazo, por isso é preciso tratar. Procure profissionais especializados na área para uma diretriz em seu tratamento.
Caso o estresse já tenha causado alguma dor crônica, é interessante também procurar um profissional especialista em dor! Espero que esse texto tenha ajudado a saber mais sobre o estresse. Para mais conteúdo assim, siga meu perfil no Instagram.
Comments