top of page
Writer's pictureDra Marcela Mara

O que piora a artrite reumatoide? Confira o que agrava a dor


A artrite reumatoide é uma doença autoimune que afeta as articulações do corpo. Quando diagnosticada e tratada, o paciente consegue ter uma vida normal, porém isso não é sempre. Mas, afinal, o que piora a artrite reumatoide?


O tratamento dessa doença vai muito além do remédio prescrito pelo médico. Para não sentir dores, muitas vezes, é preciso fazer uma mudança de vida, o que inclui exercícios físicos e uma dieta balanceada.


Quer saber mais sobre a AR e descobrir o que pode piorar os sintomas, mesmo seguindo a prescrição médica? Continue a leitura que vamos te explicar.


O que é artrite reumatoide?


Em primeiro lugar, a artrite é uma doença crônica, portanto não tem cura. Por mais que o paciente siga as recomendações médicas, uma hora poderá se descuidar e fazer algo de errado, o que piora a artrite reumatoide. A AR pode afetar várias articulações do corpo, como:

  • Mãos;

  • Ombros;

  • Punhos;

  • Cotovelos;

  • Joelhos;

Ela é uma doença autoimune, ou seja, o sistema de defesa do organismo nos ataca e isso provoca um efeito inflamatório. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite afeta duas vezes mais mulheres do que homens.


Apesar do que muitas pessoas acreditam, ela não é uma doença exclusiva de idosos, isso porque ela afeta pessoas entre os 30 a 40 anos. Muita gente confunde com a artrose, essa sim, uma doença que atinge muitos idosos.


Essa inflamação, quando for persistente nas articulações e não for tratada, pode afetar gravemente as juntas, causando a destruição delas. Além disso, com o tempo, a artrite pode causar deformidades e limitações para o trabalho e o dia a dia.



E o que piora a artrite reumatoide?


Seguindo o tratamento indicado pelo seu médico, dificilmente a pessoa poderá ter uma crise de dores da artrite reumatoide. Porém, elas costumam surgir sim, principalmente, se acontecer alguns dos fatores que vamos elencar agora:


Você está estressado?


O estresse é um fator importante para piorar ou fazer aparecer os sintomas da artrite reumatoide. Ele é uma via de mão dupla, ou seja, a dor da artrite tem o poder de provocar o estresse, mas também esse problema pode ser um gatilho para a dor surgir.


Como está o seu sono?


O sono é um remédio poderoso contra a dor crônica, porque ele regula o nosso corpo e alivia os sintomas da artrite. Entretanto, assim como estresse, o sono e a dor estão ligados. Se você sente dor, não irá conseguir dormir. Por outro lado, se não dormir direito, provavelmente a dor irá aparecer.


Você pratica exercícios físicos?


As dores da artrite reumatoide são pouco convidativas para praticar exercícios físicos, mas eles são importantes. A articulação precisa ser estimulada para não piorar o quadro, além disso, a atividade física melhora a força dos músculos que protegem e sustentam as articulações.


Segue o tratamento corretamente?


Muitas vezes, por mais que você esteja seguindo o tratamento adequadamente, ainda mais por um longo período, as dores podem surgir. Isso acontece porque talvez os remédios não estejam mais tendo o efeito esperado. Com isso, é importante conversar com o seu médico para avaliar outras terapias para o tratamento.


E a sua alimentação?


A alimentação também tem papel fundamental em fazer com que a artrite reumatoide não piore. Alimentos inflamatórios, como processados, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas podem trazer os sintomas para a pessoa. Por outro lado, alguns alimentos são anti-inflamatórios e diminuem o quadro de dor, como gengibre, alho, frutas vermelhas.


Procure ajuda médica!


O mais importante é procurar ajuda quando sentir dores, inchaços, vermelhidão e até febre nas articulações, isso pode ser sinal de artrite reumatoide. Um exame clínico, além de laboratoriais e de imagem irão ajudar o médico a diagnosticar o problema.


Você viu nesse post o que piora a artrite reumatoide e como algumas atitudes podem provocar os sintomas da doença. Espero que este conteúdo tenha ajudado. Para mais conteúdo assim, me siga no Instagram. Agora, se quiser marcar uma consulta, é só clicar no botão abaixo.






Comments


bottom of page