top of page

Reumatologista ou ortopedista: qual o médico pode cuidar da minha dor crônica?


Reumatologista ou ortopedista: qual médico escolher?
Reumatologista ou ortopedista: duas especialidades que lidam com dores do paciente

Se você está sofrendo de dor crônica, provavelmente já considerou a possibilidade de procurar um médico especialista para ajudar a aliviar o desconforto. Duas opções comuns são o reumatologista ou ortopedista, mas como decidir qual é o médico certo para você?


Em primeiro lugar, é importante entender a diferença entre essas duas especialidades médicas. Apesar de, às vezes, tratar a mesma região ou até a dor parecida, estas áreas têm suas diferenças.


Quer saber quais são e qual procurar dependendo da dor que tem? Continue a leitura conosco para conferir tudo sobre o assunto!


Reumatologista ou ortopedista: Qual a diferença?


Antes de falar sel você deve procurar o reumatologista ou ortopedista, vamos entender um pouco melhor de cada especialidade. Assim, será mais fácil compreender que tipo de doença e de dores cada um trata.


O reumatologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas, que afetam os músculos, ossos, articulações e tecidos conectivos. Essas doenças incluem:

  • artrite reumatoide,

  • lúpus,

  • osteoporose,

  • fibromialgia,

  • bursites;

  • febres reumáticas;

  • gota;

  • artrose;

  • entre outras.

Por outro lado, o ortopedista também é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de lesões e doenças do sistema musculoesquelético, incluindo ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. As condições que um ortopedista trata incluem fraturas, lesões ligamentares, luxações, desgaste articular, entre outras.


Viu como a área dos dois pode até ser meio parecida, mas há diferenças. Entretanto, eles não são excludentes, sendo que os dois médicos podem trabalhar juntos para a completa recuperação do paciente.


Qual médico devo escolher: reumatologista ou ortopedista?


Ao escolher entre um reumatologista ou ortopedista para ajudar a tratar sua dor crônica, é importante considerar a causa subjacente da dor. Se ela é resultado de uma lesão ou trauma físico, como uma fratura ou lesão ligamentar, um ortopedista pode ser a melhor opção.


Isso acontece porque eles têm experiência em tratar lesões musculoesqueléticas. Assim, criam um plano de tratamento para ajudar a aliviar a dor e acelerar a recuperação. Além disso, eles poderão fazer uma cirurgia, caso seja necessário.


Um exemplo muito comum é quando a pessoa se machuca fazendo um esporte. Imagine que um homem rompa o ligamento do joelho durante uma partida de futebol. Para fazer o diagnóstico, cirurgia e indicar o tratamento, o ortopedista seria a melhor opção.


Por outro lado, se a dor é resultado de uma doença reumática, como artrite reumatoide ou lúpus, um reumatologista pode ser a melhor escolha. Essas doenças requerem um diagnóstico preciso e um tratamento específico para ajudar a gerenciar a dor e minimizar os danos nas articulações.


No entanto, muitas vezes a dor crônica pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo lesões passadas e doenças reumáticas ocultas. Nesses casos, será benéfico consultar ambos os especialistas para obter uma avaliação completa da causa da dor e desenvolver um plano de tratamento personalizado.


Mas e o tratamento interdisciplinar?


Outro fator importante a considerar é a abordagem de tratamento que cada especialista pode oferecer. Os ortopedistas geralmente tratam a dor com medicamentos para a dor, fisioterapia e cirurgia em casos graves.


Por outro lado, os reumatologistas tendem a usar medicamentos imunossupressores e anti-inflamatórios, além de terapias de longo prazo, como terapia ocupacional, fisioterapia, bloqueios da dor e as terapias por onda de choque.


Assim, se atuarem juntos em determinados casos, trazem um tratamento interdisciplinar, que ainda envolve fisioterapias, terapias e atividades complementares.


Quais as diferenças entre reumatologista e ortopedista?


Para ficar um pouco mais claro quando procurar um ou outro especialista, listamos abaixo as cinco diferenças entre o reumatologista e o ortopedista.


Especialidade Médica

O reumatologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas, enquanto o ortopedista é um médico especialista no tratamento de doenças e lesões do sistema músculo-esquelético, incluindo ossos, articulações, músculos e tendões.


Abordagem de tratamento

O reumatologista geralmente se concentra no tratamento não cirúrgico de doenças como artrite, lúpus, espondilite anquilosante e outras doenças autoimunes. Já o ortopedista trata lesões mais graves e complexas, como fraturas, luxações e lesões graves nos tecidos moles.


Diagnóstico

O reumatologista tem uma formação especializada na identificação de doenças reumáticas, que podem ser difíceis de diagnosticar, enquanto o ortopedista é especialista em identificar e tratar lesões musculoesqueléticas.


Tratamento cirúrgico

O ortopedista pode realizar procedimentos cirúrgicos para tratar lesões e doenças musculoesqueléticas mais graves, enquanto o reumatologista geralmente trata doenças crônicas com medicamentos e terapias não invasivas.


Sempre procure um médico!


Em geral, escolher entre um reumatologista ou ortopedista para tratar a dor crônica depende da causa da dor e da abordagem de tratamento preferida. É importante lembrar que cada caso é único e requer uma avaliação completa e personalizada para determinar a melhor opção de tratamento.


Espero que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer o tema. Para mais informações assim, siga o meu perfil no Instagram.


bottom of page