O que pode ser dor no nervo do braço?
- Dra Marcela Mara
- Apr 9
- 5 min read
Você vive no computador e, de repente, começa a sentir uma dor no braço. Ou então faz algum trabalho manual e repetitivo e sente uma tensão e cansaço nos ombros. É muito importante ficar atento aos sintomas quando o assunto é dor no nervo do braço.
Existem vários nervos que ajudam o braço a cumprir seu papel no dia a dia. Um dos principais é o radial, que dá movimento e traz sensações a partes do braço, pulso e mão. Ainda temos o musculocutâneo, que controla os músculos do braço, o axilar, que cuida da musculatura do ombro...
Estes nervos estão propensos a serem comprimidos por alguma atividade nossa, uma má postura ou outros problemas. Por isso, neste texto, quero falar sobre as várias possibilidades de dor no nervo do braço.
O que pode ser dor no nervo do braço?
Esta dor prejudica a mobilidade, como levantar ou esticar o braço, e isso interfere na nossa qualidade de vida da pessoa. Ela pode variar de leve a intensa e estar associada a diferentes condições médicas. É por causa disso que devemos entender as possíveis causas e saber quando procurar ajuda médica.
Quando uma pessoa começa a sentir uma dor no braço, isso pode ser desde algo muscular, articular até compressão de algum nervo. Os sintomas podem variar, como:
Formigamento ou dormência no braço;
Sensação de queimação;
Dor irradiada para o ombro, pescoço ou dedos;
Fraqueza muscular;
Sensibilidade ao toque;
Inchaço ou inflamação em algumas áreas.
Se a dor for intensa, persistente ou acompanhada de falta de ar, suor excessivo e dor no peito, é fundamental buscar atendimento médico imediato. Isso é um sinal de problemas mais graves, como um infarto.
Agora, vamos juntos descobrir algumas das causas mais comuns das dores no nervo do braço?
Síndrome do Túnel do Carpo
É quando a pessoa sofre com a compressão do nervo mediano no punho. A síndrome traz dor, formigamento e fraqueza nas mãos, sendo comum em pessoas que usam muito as mãos, como digitadores, músicos e cabeleireiros.
Portanto, a síndrome é uma lesão no nervo, e o tratamento vai depender da intensidade da dor. Geralmente, é indicado medicamentos anti-inflamatórios e o uso de tala ou proteção no punho.
Hérnia de disco cervical
A hérnia de disco é outro problema que afeta o nervo, mas neste caso, da nossa coluna. Ela surge quando o disco da coluna se desloca, comprimindo o nervo. Quando isso acontece na região cervical, a dor se irradia para o braço, causando um incômodo intensa e formigamento.
O tratamento é feito por analgésicos e anti-inflamatórios! Isso alivia as crises de dor e reduz a inflamação, mas para evitar novas crises, o médico indica fisioterapia para fortalecer a região cervical. Isso porque é necessário tratar a hérnia e dar suporte para a região. Agora, em casos graves, as infiltrações de remédio no local da dor aliviam o problema.
Tendinite
Esta é uma das causas mais comuns de dores no braço. A inflamação dos tendões traz dor no braço e sensação de fraqueza muscular. Esse problema é comum em profissionais que fazem atividades físicas intensas ou esforços repetitivos.
O ideal no tratamento é identificar o que causa a inflamação do tendão. Os anti-inflamatórios são eficazes para acabar com as crises, mas para evitar que a dor apareça é preciso uma mudança no estilo de vida.
O paciente terá de fazer sessões de fisioterapia para recuperar a flexibilidade e fortalecer a região do tendão. A fisio usará técnicas como massagens, ultrassons e exercícios físicos. Aliás, a terapia por ondas de choque também é muito indicado, porque ameniza a inflamação e promove a recuperação do tecido.
E é fundamental o paciente se exercitar de forma moderada, e adaptar seu espaço de trabalho para reduzir o estresse nos tendões.

Como saber se a dor é no músculo ou no nervo?
Identificar se a dor é muscular ou do nervo é o primeiro passo para tratar de forma correta a dor no braço. É claro que, ambas as condições causam dor e incômodo, mas existem diferenças claras entre elas e você — e o seu médico — precisam saber!
A dor muscular surge após um esforço físico intenso, como um treino pesado na academia ou movimentos repetitivos. É uma dor mais localizada, com sensação de fadiga e sensibilidade ao toque. Ela deve desaparecer em poucos dias com repouso, alongamentos, caso contrário é bom procurar um médico.
Já a dor no nervo é diferente. Ela é mais intensa e se manifesta como queimação, formigamento, sensação de agulhadas ou dormência. Além disso, costuma irradiar para outras áreas do corpo.
Sabe aquela sensação quando você está muito tempo sentado sobre a perna e, quando levanta, está tudo formigando? Além da má circulação, isso pode ser porque algum nervo foi comprimido. A dor no nervo está associada a condições como compressão nervosa, diabetes ou problemas ortopédicos.
Diferente da dor muscular, a dor nervosa pode se tornar crônica e durar meses ou anos. O tratamento exige abordagens como fisioterapia, mudanças na dieta e, em alguns casos, terapias para aliviar a pressão sobre os nervos e melhorar a circulação.
O que fazer para aliviar a dor no nervo do braço?
Em primeiro lugar, é essencial descobrir o que está causando a dor no nervo do braço! Depois de uma consulta com seu médico e o diagnóstico feito, ele pode indicar vários tratamentos, como:
Uso de medicamentos
Eles vão ajudar a controlar a dor e reduzir a inflamação durante as crises. Os anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, trazem alívio nos casos leves. Agora, em situações mais graves, podem ser prescritos relaxantes musculares, anticonvulsivantes e antidepressivos tricíclicos, que atuam na dor neuropática.
Fisioterapia
Ela também ajuda a aliviar as crises, mas é fundamental em evitá-las. A fisio fortalece os músculos ao redor do nervo afetado, melhora a postura e reduz compressões. Se o seu nervo é comprimido porque você tem uma má postura na frente do computador, a fisioterapia irá ajudar a melhorá-la.
Exercícios específicos podem ajudar a restaurar a mobilidade e aliviar a pressão nos nervos. Além disso, técnicas como liberação miofascial e mobilização neural vão reduzir o desconforto.
Terapia por ondas de choque
Esse tratamento moderno usa ondas acústicas para estimular a regeneração dos tecidos, melhorar a circulação sanguínea e reduzir a dor neuropática. Em apenas uma sessão, o paciente já poderá ter uma ótima melhora na dor.
Dessa maneira, a terapia por ondas de choque é eficaz para aliviar compressões nervosas e promover a recuperação sem necessidade de cirurgia.
Procure por ajuda médica!
Sentir dor no nervo do braço é algo em que a pessoa deve se preocupar. Com a compressão, a tendência é machucar cada vez mais o nervo, além de enfraquecer a musculatura.
Por isso, é essencial ajuda médica! Procure um médico especialista em dor ou um ortopedista para avaliar o melhor tratamento para você. Se precisar marcar alguma consulta, é só entrar em contato com o consultório.
Comments