top of page

Síndrome do túnel do carpo: o que é este problema que afeta nossa mão?


Síndrome do Túnel do Carpo é quando acontece a compressão do nervo mediano da pessoa.
A síndrome do túnel do carpo afeta a mão da pessoa com dores e formigamento

Sentir dor nas mãos afeta demais a nossa vida, seja para trabalhar, usar o celular ou qualquer outra tarefa. Enfim, qualquer problema nesta região é um incômodo para o paciente. Dentre eles, o mais conhecido é a síndrome do túnel do carpo.


Isso porque além dos sintomas clássicos, como dor, esta doença também provoca a perda da força na mão. A gravidade dela é bem variável, podendo ser de leve e transitório ou até algo mais frequente. Isso impossibilita as pessoas de fazer tarefas simples, como lavar a louça, usar o telefone ou até mesmo dirigir.


Quer saber mais sobre a síndrome do túnel do carpo, os sintomas, diagnóstico e, principalmente, o tratamento? Acompanha neste post que vamos falar tudo sobre a doença.


O que é a síndrome do túnel do carpo?


A síndrome do túnel do carpo surge quando um nervo posicionado entre a mão e o antebraço sofre uma compressão. Ele passa pelo punho e tem o nome d enervo mediano, responsável por controlar o polegar e a sensibilidade dos dedos. O problema tem este nome porque o nervo passa por uma espécie de túnel formado por ossos e ligamento.


Aliás, dentro deste túnel não passa apenas o nervo mediano, mas também outros nove tendões. Assim, quando tem uma compressão, acaba gerando uma inflamação do nervo e o aparecimento dos sintomas. Então, as dores surgem quando o espaço de passagem dentro deste túnel fica menor do que o normal. Desta maneira, o nervo é comprimido.



Síndrome de Túnel do Carpo pode ter várias causas e precisa ser investigada.
Mulheres entre 40 a 60 anos são as mais acometidas pelo problema, que afeta até 10% da população.


Mas qual é a causa?


Depois de ver o que é você deve estar se perguntando o que causa este problema. Na verdade, existem algumas causas para a síndrome do túnel do carpo. Assim, a pessoa deve ficar atenta a todas estas situações, como:


  • Tendinite;

  • Artrite na articulação do punho.

  • Fratura do punho;

  • Obesidade;

  • Lesão por Esforço Repetitivo;


Outras situações que parecem não tem ligação podem provocar a síndrome, dentre elas a diabetes, além da gravidez. Quando uma mulher tem a gestação, é comum sofrer com inchaços, ainda mais nas mãos. Essa é uma das maneiras de pressionar o nervo.


Aliás, as mulheres entre 40 a 60 anos são as mais acometidas pelo problema, que afeta até 10% da população. O mais interessante é que mais de 60% das pessoas podem apresentar o problema nas duas mãos.


Quais os sintomas da síndrome?


Os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo são, sem dúvidas, a dor e o formigamento na mão afetada. Estes problemas costumam ser mais intensos nos quatro primeiros dedos, começando pelo polegar. Além disso, em casos mais graves, a dor se estende para todo o braço e até mesmo no ombro.


Então, para ficar bem claro, os principais sintomas da síndrome são:


  • Dor na mão;

  • Formigamento nos dedos;

  • Dormência na mão;

  • Sudorese nas mãos;


Na maioria dos casos, os sintomas costumam surgir à noite. Assim, a pessoa acorda de madrugada com uma sensação de queimação ou dor forte devido ao posicionamento da mão durante o sono. Isso acontece também porque durante a noite ocorre a redistribuição dos líquidos corporais, como os que estão acumulados na perna por causa da gravidade. Ao deitar para dormir, tem esta nova distribuição de líquidos e a mão incha.



A síndrome do túnel do carpo tem tratamento que alivia e evita novas dores
Imobilização da mão é um dos tratamentos para evitar as dores da síndrome do túnel do carpo


A síndrome do túnel do carpo tem tratamento?


O diagnóstico para confirmar a síndrome do túnel do carpo é feito por meio de exames de imagem, além da análise clínica do paciente. Com a doença confirmada, uma série de tratamentos pode ser adotada para a melhora do quadro e evitar a dor.


A imobilização do punho é uma das primeiras atitudes que o paciente deve tomar para evitar a piora da situação. A tala ou uma órtese deve ser usada, inclusive, durante o sono devido ao problema que comentamos. Além disso, para aliviar o quadro de dor, o médico costuma prescrever anti-inflamatórios e analgésicos.


Dos tratamentos interdisciplinares, a fisioterapia é fundamental, tanto para aliviar a dor, como para evitar novos quadros no futuro. As sessões envolvem exercícios que fortalecem a região, além de aparelhos que levam um efeito analgésico, como o ultrassom e o infravermelho.


Por fim, em casos mais graves ou que a dor não passa, o médico pode sugerir uma cirurgia ou um bloqueio da dor. A infiltração na região é feita com o uso de corticoides, aplicados no local da dor. Já no processo cirúrgico, o médico faz uma técnica para abrir mais espaço dentro do túnel do carpo.


Procure por ajuda!


Você viu que a síndrome do túnel do carpo não é algo que oferece grandes riscos para a saúde, mas é uma dor que incômoda. Desta maneira, ela afeta a qualidade de vida da pessoa e pode piorar com o tempo.


O mais indicado é procurar um médico se você começar a sentir estes sintomas! Gostou do conteúdo? Siga o meu perfil para ver mais conteúdo!

bottom of page