top of page

Postura corporal: conheça 6 exercícios que podem evitar as dores!

A postura corporal correta evita dores crônicas nas nossas costas a longo prazo. Então, confira 6 exercícios para você começar ainda hoje!


Postural corporal ajuda a evitar dores e exercícios são fundamentais para isso.
Alongamento é um dos exercícios que ajudam aliviar dores nas costas

A postura corporal é algo que vai além da aparência física, de a pessoa estar desajeitada. Ter um porte correto, seja para sentar, deitar e trabalhar alivia e evita dores que afetam a nossa vida.

As dores nas costas atingem milhões de brasileiros e, muitas vezes, são causadas por uma postura inadequada. Além disso, ela também pode gerar dores de cabeça, nas articulações e em várias outras partes do corpo.


Continue neste post que vamos falar um pouco mais sobre a postura corporal e trazer seis exercícios que podem evitar as dores!


Qual a melhor postura corporal?


Quando você era criança — e talvez até hoje em dia — deve ter ouvido dos seus pais para “ajeitar a postura”. Isso não era apenas implicância, mas também uma maneira de você já se atentar para a importância de uma postura corporal correta. Mas qual seria ela?


É claro que nós estamos em várias posições durante o dia. Em pé na fila do caixa, sentado no trabalho, deitado dormindo. Assim, para você entender qual é a melhor postura em todas estas situações, é importante levar em consideração o seguinte!


A postura correta é a que o seu corpo e a coluna vertebral estão de forma ereta, mas respeitando as curvas fisiológicas. Neste sentido, nossas costas têm uma curvatura natural, que deve ser mantida.


Quando estiver em pé, por exemplo, evite ficar com as costas curvadas demais e distribua o peso de forma equilibrada para as pernas. Ao sentar, procure cadeiras com encosto e não se curve tanto para frente.


Isso mantém os ossos e as articulações alinhadas corretamente, diminuindo o impacto articular. Além disso, os ligamentos não ficarão tão sobrecarregados, assim como os músculos.


Quais as dores mais comuns por má postura?


A má postura acaba com a sobrecarga articular e isso provoca o processo mais rápido do desgaste articular. Os músculos, tendões, ligamentos e, principalmente, a cartilagem são afetadas por essa pressão incorreta na coluna.


Entretanto, a má postura corporal afeta outras regiões, não apenas as costas. Os ombros, braços, além dos membros inferiores são prejudicados. As principais dores são:

  • artrose;

  • tendinite;

  • bursite;

  • lombalgia;

  • hérnia de disco;

  • cervicalgia;

  • dor de cabeça;

Na maioria dos casos, a dor começa como algo muscular, por causa do estresse em uma área específica. Mas, com o tempo, o desgaste passa para os discos da coluna, causando um problema mais grave.


Atualmente, uma postura corporal incorreta comum está ligada ao uso do celular. As pessoas tendem a inclinar a cabeça para frente para mexer no aparelho, entretanto isso causa dano na coluna. Dependendo da inclinação, a pressão pode chegar a 27 quilos!



Postural corporal traz dores crônicas, mas com exercícios você pode aliviar o problema.
As pessoas tendem a inclinar a cabeça para frente para mexer no celular


Confira seis exercícios que melhoram a postura!


Alguns exercícios físicos ajudam a melhorar a postura corporal, além de fortalecer as costas para evitar dores crônicas. Cada um tem uma intensidade diferente, mas o fundamental é fazer com que o corpo tenha força para ficar na posição correta.


1- Musculação


Este é o exercício físico primordial para fortalecer todo o corpo, em especial, as costas. Ao fazer academia, a pessoa tende a executar a atividade de forma correta, com a postura certa. Aliás, fazer academia sem se preocupar com isso é um grave erro!


Então, além de se acostumar a endireitar a postura, a musculação ainda fortalece o core, as costas, dando a sustentação necessária para todo o corpo.


2- Alongamento


Quando uma pessoa alonga, está dando elasticidade e deixando o corpo mais flexível. Isso é valioso para se ter uma postura corporal correta. Seja antes do exercício, depois de acordar ou uma pausa no trabalho, se alongar alivia as dores e as cargas nesta região. Por fim, o alongamento alinha o corpo inteiro.


3- Yoga


Para quem busca postura correta e ainda tranquilizar a mente, o yoga é uma boa indicação. Esta modalidade é famosa pelos alongamentos, atenção postural, equilíbrio e até técnicas de respiração. Portanto, o yoga é uma ferramenta poderosa para a consciência corporal, o que inclui a postura. Este exercício proporciona relaxamento, alongar o corpo e até mesmo fortalecer.


4- Pilates


Assim como o yoga, o pilates é uma alternativa interessante para quem busca praticar algum exercício mais específico. Seus aparelhos auxiliam o praticante a fazer o movimento de forma correta, trabalhando toda a estrutura corporal.


Isso ajuda a tornar o corpo mais forte, de maneira equilibrada, capaz de ter uma postura natural. Desta maneira, o pilates trabalha os membros inferiores e superiores de forma conjunta, levando um ganho na consciência corporal.


5- Natação


A natação tem um baixo impacto para seus praticantes, o que é muito importante para quem já sofre com dores articulares. Além disso, é um esporte que fortalece a musculatura, corrigindo a postura e aliviando a pressão. A natação deixa o corpo mais forte como um todo.


6- Postura corporal na dança


Vários tipos de dança, como o ballet e o jazz, ajudam a dar postura ao praticante. O ballet, por exemplo, é famoso pela postura perfeita dos praticantes. Neste caso, ela não está relacionada apenas à beleza.


Então, a postura no ballet envolve muita força física dos dançarinos, distribuindo o peso do corpo de forma equilibrada. Isso evita lesão e as possíveis dores.


Faça exercícios para ter postura corporal!


Por fim, você viu que a postura corporal perfeita exige atenção e também a prática de exercícios para fortalecer o corpo. Por isso, busque fazer alguma atividade física, mas não sem antes consultar um médico.


Ainda mais se você já tiver alguma dor crônica, fazer exercícios ajuda muito, porém é preciso analisar qual é a melhor opção com o seu médico. Gostou do conteúdo? Aproveite para seguir mais no meu Instagram!


Recent Posts

See All
bottom of page