A dor no nervo ciático é algo que se torna incapacitante para a pessoa, ainda mais com crises agudas. Nesse sentido, o que piora a dor no nervo ciático para quem tem o problema? Como fugir desta situação?
A dor ciática é comum e a estimativa é de que 15% da população mundial tenha o problema, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Na maioria dos casos, afeta homens e mulheres, principalmente, a partir dos 40 anos.
Quer saber mais sobre esse problema e o que piora a dor no nervo ciático? Acompanhe neste post tudo sobre o tema.
O que é nervo ciático?
Para entender a dor no nervo ciático é importante saber o que é essa parte do nosso corpo. Esse nervo sai da coluna vertebral, na região do quadril, e passa pelos glúteos. Ele ainda percorre o posterior da coxa e continua até o joelho, onde se divide e segue até os pés.
O nervo ciático é o maior que temos no nosso corpo e cuida do controle das articulações dos membros inferiores. Ou seja, ele coordena nossos movimentos no quadril, joelhos e tornozelos, além dos músculos. Além disso, ele é responsável pela parte sensitiva nestas regiões.
Agora, por que ele dói? Bom, a coluna tem as vértebras, separadas pelos discos intervertebrais, que são as cartilagens. Elas amortecem os impactos, dão mobilidade à coluna e evitam o atrito entre os ossos da vértebra.
Porém, quando os discos saem da posição normal, eles podem comprimir alguma estrutura nervosa, como costuma acontecer com a hérnia de disco. Esse problema pode causar a dor no nervo ciático, caso a compressão seja no local.
Além disso, o nervo ciático sofre inflamação, o que também gera dor. Isso porque as raízes do nervo são lesionadas, afetando todo o trajeto dele pela perna, o que faz surgir os sintomas.
Quais os sinais da dor no nervo ciático?
A dor no nervo ciático também leva o nome de ciatalgia. Além da dor em si, os principais sintomas do problema estão na região lombar, glúteos e nas pernas. Isso ocasiona, por exemplo, uma dificuldade para se levantar, andar e até sentar. Outros sinais característicos são:
fraqueza nas pernas;
formigamento nas pernas;
sensação de choque na região;
queimação no quadril e pernas;
dor mais forte em repouso;
lombalgia.
O que piora a dor no nervo ciático?
Como pode ser causada por mais de um fator, várias situações podem levar a piora da dor no nervo ciático. Vamos elencar a seguir alguns dos principais vilões desse problema, para que você saiba como prevenir.
Sobrepeso
Pessoas com sobrepeso ou obesas tendem a ter dor no nervo ciático. O excesso de peso sobrecarrega a coluna, assim também as vértebras, podendo lesionar essa parte do corpo. O nervo ciático sente diretamente os impactos das mudanças na estrutura do corpo.
Falta de exercícios físicos
Aliado ao sobrepeso, o sedentarismo é também um grande vilão da piora na dor no nervo ciático. Isso porque a região não estará fortalecida, não dando sustentação correta para a coluna e às vértebras da região lombar. Desequilíbrios musculares nos membros inferiores também podem trazer dor ciática.
Má postura
A postura incorreta ao ficar horas sentado, trabalhando em frente ao computador, influencia a dor no nervo ciático. Mas não apenas trabalhos sentados, carregar peso, sem ajuda dos equipamentos de proteção, como uma cinta, também afeta a lombar e, consequentemente, o nervo ciático.
Doenças degenerativas
Quem sofre de doenças degenerativas no sistema musculoesquelético também costuma sofrer com dores no nervo ciático. Dentre elas, podemos citar a artrose — que afeta o disco intervertebral — ou a osteoporose — atingindo os ossos das vértebras. Além disso, a síndrome do piriforme, uma malformação genética do músculo, também chega a lesionar o nervo.
Procure um médico para tratar a dor!
Agora que você viu o que piora a dor no nervo ciático, é possível seguir as dicas para não ter o problema. Buscar o tratamento para as doenças degenerativas, se manter no peso e praticar exercícios físicos são só parte do tratamento.
É importante ter acompanhamento de um médico especialista para um diagnóstico e um tratamento correto. Espero que esse conteúdo tenha ajudado a entender melhor o nervo ciático e o que causa dor. Para mais conteúdo assim, siga meu perfil no Instagram.
Comments