O nosso corpo manda sinais quando algo não está bem e a inflamação é um deles. Ela pode acontecer em várias partes, como nas articulações, na pele, intestino, ouvido e até mesmo na entese. Aliás, você sabe o que causa a entesite?
Entese é o local onde os tendões e ligamentos se ligam ao osso. O primeiro é responsável por prender os músculos aos ossos, enquanto o ligamento une os ossos. Apesar de o nome não ser tão conhecido, temos a entese espalhadas pelas articulações do nosso corpo.
Agora, quer saber o que causa a entesite? Confira neste texto sobre o assunto, que vamos falar também dos sintomas, o tratamento e muito mais!
O que causa a entesite?
Bom, você já sabe o que é a entese, mas o que causa a entesite? Uma pessoa terá este problema devido a vários fatores, como doenças autoimunes — artrite, psoríase, Lúpus — e as doenças inflamatórias intestinais, como a Crohn. O fato de o sistema imunológico estar desregulado gera a inflamação no corpo, podendo ser a entesite.
Nas doenças autoimunes é mais comum ocorrer a entesite nos membros inferiores, como no tornozelo e nos pés. Alguns dos problemas que surgem é a fascite plantar, que é uma inflamação no pé, ou então no Tendão de Aquiles. Aliás, a entesite frequente nos pacientes é a chamada entesopatia calcânea, que é a inflamação neste tendão do calcanhar.
Para descobrir este tipo de inflamação, o médico acompanha o histórico do paciente, buscando encontrar alguma doença autoimune ou inflamatória. Além disso, o profissional de saúde também observa o local da lesão e pede alguns exames de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética.
Quais os sintomas da entesite?
Como a entese está em todas as articulações do nosso corpo, a entesite pode surgir em qualquer lugar onde o osso encontra o tendão. Então, ela é sentida tanto na região lombar, pélvica, como também nos joelhos, calcanhares e solas dos pés.
A dor é o principal sintoma desta inflamação, além de vários outros como:
Inchaço articular;
Falta de mobilidade;
Dor localizada;
Febre no local;
Rigidez na articulação.
Pessoas que sofrem com a entesite podem apresentar sintomas diversos, causando apenas um desconforto ou algo mais grave, impedimento a movimentação articular. Aliás, a dor e o inchaço são considerados os principais sinais, o que impossibilita, inclusive, a pessoa andar.
Qual o tratamento para a entesite?
Assim como a maioria das dores no sistema músculo-esquelético, o tratamento para a entesite depende da gravidade dos sintomas. Em casos mais leves, o médico indica o repouso da região afetada e o uso de remédios anti-inflamatórios. Isso ajudará a aliviar a dor e o desconforto.
Nos casos considerados moderados, o médico sugere também sessões de fisioterapia para amenizar o sofrimento. Isso porque alguns exercícios específicos leves de alongamento ajudam a diminuir a lesão no local. A terapia por ondas de choque também costuma ser indicada e tem ótimos resultados.
A terapia consiste em gerar ondas mecânicas no local afetado, estimulando a área. Assim, haverá uma maior circulação de sangue, aliviando a dor e ajudando na regeneração tecidual.
Entretanto, como dissemos, a entesite surge devido a vários tipos de doenças autoimunes. Então, o ideal é procurar o seu médico para avaliar o melhor tratamento para a doença originária.
Quais os tipos de entesite?
Alguns estudos apontam que a entesite está muito associada à espondilite anquilosante. A inflamação na entese, inclusive, virou uma característica para a espondilite. Mas a inflamação na entese tem vários tipos, como:
Fascite plantar;
Entesopatia do cotovelo;
Entesopatia do pulso;
Bursites;
Tendinite de Aquiles;
Entesopatia calcâneo.
Procure o que causa a entesite!
Então, agora que você descobriu o que causa a entesite, fica mais fácil de avaliar os sintomas e procurar um médico. Quanto mais cedo se consultar com um profissional especializado, mais rápido começa o tratamento! Assim, você mantém a qualidade de vida e não perde a mobilidade articular, por exemplo.
Gostou do conteúdo? Ajude a chegar em mais pessoas e compartilhe nas redes sociais! Além disso, você pode me seguir também no Instagram!
Comments