top of page

Nervo do braço inflamado: o que pode ser?



Nervo do braço inflamado: o que pode ser?
Mulher sofre com dores no braço

O nervo do braço inflamado é uma condição que gera desconforto e limita a funcionalidade dos membros superiores. Essa inflamação ocorre quando um nervo sofre compressão, lesão ou irritação, resultando em diversos sintomas, principalmente dor!


As causas dessa condição são diversas, desde lesões físicas e movimentos repetitivos até doenças crônicas, como diabete ou infecções. Além disso, fatores como postura inadequada e até deficiências nutricionais também podem contribuir para o desenvolvimento dessa inflamação.


Por isso que identificar a causa é essencial para determinar o tratamento mais eficaz e prevenir complicações. Então, acompanhe este texto para saber mais.


O que gera o nervo do braço inflamado?


A dor é o sintoma mais comum, mas pode variar de leve a intensa para quem tem o nervo do braço inflamado. Além dela, a inflamação costuma gerar sensações de dormência ou formigamento não apenas nos braços, mas nas mãos ou nos dedos.


Outro problema é a fraqueza muscular, dificultando tarefas simples, como segurar objetos ou realizar movimentos precisos. Com o nervo comprimido e com inflamação, é normal em alguns casos levar à perda de sensibilidade no braço ou mão. Isso acontece porque a comunicação entre o nervo e o cérebro é afetada.


Isso também tende a limitar o movimento do braço, dificultando estendê-lo completamente ou realizar certos movimentos. Agora, quando o paciente tem fraqueza muscular e falta de mobilidade por um tempo prologando, acontece um sintoma preocupante. Ele poderá ter a atrofia muscular, devido à falta de uso dos músculos.


Quais são as causas da inflamação no nervo do braço?


Como disse, a causa dessa condição é variada, mas tem muito a ver com as questões musculoesqueléticas do paciente. Quando um nervo no braço é comprimido por estruturas próximas, como ossos, músculos ou tendões, pode ocorrer inflamação. Um exemplo é a síndrome do túnel do carpo ou a compressão do nervo ulnar no cotovelo.


É claro que situações como fraturas, luxações ou LER (Lesões por Esforço Repetitivo), também podem inflamar o nervo do braço. Aliás, movimentos repetitivos e de longa duração, especialmente em atividades que envolvem o uso intensivo dos braços, podem causar microlesões nos nervos, levando à inflamação.


Agora, assim como postura errada afeta os nervos ou a estrutura da coluna, ela também pode atingir os braços. Um exemplo disso é dormir sobre o braço, ao ponto de acordar de manhã com ele dormente. Isso, de forma casual, poderá gerar só um incômodo, mas a longo prazo poderá afetar o nervo.


Por fim, doenças também conseguem causar a inflamação dos nervos do braço e a mais comum é, sem dúvidas, a artrite reumatoide. Ela é uma doença autoimune que gera inflamação nos nervos como parte da resposta imunológica do corpo. A herpes zoster também é uma infecção viral ou bacteriana, que pode trazer este sintoma.


Falando em doenças, a diabete causa no paciente a chamada neuropatia diabética, que pode causar inflamação e dor nos nervos dos braços. Isso ocorre porque a diabete danifica os nervos ao longo do tempo.


Quais os tratamentos para o nervo do braço inflamado?


O primeiro passo é dar descanso ao braço, o que ajuda a reduzir a inflamação e permite que o nervo se recupere. Em alguns casos, pode ser necessário imobilizar o braço ou a área afetada com uma tala/tipoia para evitar movimentos que possam agravar a inflamação.


Porém, é ideal não repousar por muito tempo, apenas durante a crise. O corpo precisa se exercitar e com articulações fortalecidas, o paciente terá menos crises de dor. Por isso, no que diz respeito a terapia multidisciplinar, é preciso fazer fisioterapia com exercícios específicos para fortalecer os músculos ao redor do nervo, melhorar a postura e a flexibilidade.


Converse com o seu médico, que poderá indicar medicamentos anti-inflamatórios, o que é ideal para aliviar as crises mais agudas. Em casos mais graves, injeções de corticosteroides podem ser administradas para reduzir a inflamação.


Agora, se a inflamação do nervo for causada por uma condição subjacente, como diabete ou a artrite, como citei acima, é essencial tratar essa condição para evitar que a inflamação continue.


Consulte com um médico!


O nervo do braço inflamado pode ir de uma crise devido a uma noite dormida de mau jeito até uma doença crônica. Por isso, se os sintomas começaram a aparecer com frequência, o ideal é procurar um médico especialista em dor.


Se precisar se consultar, mande uma mensagem para o WhatsApp do nosso consultório. Agora, se gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais para este texto chegar mais longe!


Comments


bottom of page