top of page

Dor no quadril: O que provoca e como aliviar os sintomas!

A dor no quadril pode ser provocada por vários fatores, por isso, é preciso fazer uma avaliação completa com um médico.



Dor no quadril pode acontecer por vários motivos, confira alguns deles

O quadril é uma articulação importante no nosso corpo e tem a função de unir o osso da coxa com a bacia. Dessa maneira, qualquer dor nesta região afeta nossa mobilidade até no mais simples movimento, como se levantar. Mas o que provoca a dor no quadril?


As lesões nesta parte do corpo podem ser ocasionadas por vários motivos, desde uma fratura, luxação, doença crônica, entre outras. Até mesmo a sobrecarga causa dores, aliás, ela acontece em muitos atletas, como tenistas e golfistas.


Acompanhe neste post o que pode provocar as dores no quadril, os tratamentos indicados e como aliviar a dor aguda.


Dor no quadril: o que pode ser?


Assim como toda a articulação, o quadril tem cartilagem que protege o atrito entre o osso da coxa e a bacia. Isso é muito importante, afinal é o quadril quem ajuda em toda a movimentação da perna em várias direções, mantendo tudo estável. Então, quando a cartilagem não está bem é a principal causa de dor no quadril.


O desgaste acontece por processo natural, doenças ou até mesmo um trauma que provocou fissuras. Nesse sentido, podem ocorrer inflamações, tanto na cartilagem como também em tendões ou nas bursas. Mas fique tranquilo que vamos falar melhor sobre isso a partir dos seguintes tópicos.


Artrite


A artrite é uma doença autoimune e um dos principais sintomas é a inflamação crônica. Este processo pode acontecer em várias partes do corpo, como nas articulações do quadril. Para explicar melhor, uma doença autoimune é quando o nosso sistema imunológico, responsável por nos defender, acaba atacando o organismo.


Um tipo comum de artrite, por exemplo, é a reumatoide e a espondilite anquilosante. Além da dor na região afetada, a artrite pode causar também rigidez na articulação. O sofrimento é mais forte quando a pessoa tem longos períodos de repouso e melhora com a movimentação do corpo.


Como tratar: Este tipo de doença não tem cura, então o tratamento é para aliviar os sintomas. Em caso de dor, pode ser recomendado pelo médico medicamento anti-inflamatório. É importante também inserir exercícios físicos na rotina e fisioterapia, já que o repouso tende a aumentar a dor.



Artrose na articulação pode causar dores no quadril


Artrose


Outro problema que gera dor no quadril é a artrose, que é um desgaste da cartilagem que protege os ossos. No entanto, ela é mais comum em idosos, a partir dos 60 anos, mas pode afetar em tese qualquer idade.


No processo natural do envelhecimento, a cartilagem tende a perder suas propriedades e vai se deteriorando. A dor costuma ser mais intensa, inclusive, em dias mais frios ou durante a noite.

Se nos mais velhos ela é devido à idade — chamada de artrose primária —, nos jovens ela pode surgir devido às lesões ou fraturas na região. Neste caso, temos a artrose secundária.


Como tratar: Neste caso suplementos alimentares, como o colágeno, podem ser indicados para retardar o desgaste da cartilagem. O controle de peso também passa a ser primordial, já que quanto mais pesada for a pessoa, maior será a pressão na articulação.


Além disso, o fortalecimento muscular e a fisioterapia ajudam a dar estabilidade na região. Em casos específicos, uma cirurgia também pode ser indicada, enquanto para aliviar a dor é usado medicamento.


Tendinite


A tendinite é famosa em outras regiões do corpo, como no punho e braço, mas ela também afeta o quadril. Aliás, ela acontece em qualquer articulação, já que o tendão é o que fixa os músculos aos ossos.


Este problema é quando o tendão fica inflamado, portanto provoca dor e prejudica a mobilidade. Ela pode afetar qualquer idade e costuma ser temporária, porém se torna crônica se não tiver tratamento adequado.


A inflamação surge quando ocorre um trauma no tendão ou uma sobrecarga de trabalho. Neste segundo item, pode ser por ficar horas sentado em uma posição ruim ou então carregar muito peso sem proteção.


Como tratar: Para amenizar a dor, o médico costuma indicar algum analgésico ou anti-inflamatório. É importante também neste período iniciar a fisioterapia.


Bursite


Assim como a tendinite, a bursite também é uma inflamação, mas atinge o que chamamos de bursa. Ela é uma bolsa com líquido que fica entre os ossos e ajuda também a diminuir o atrito na articulação.


No quadril, há bursa entre o osso da coxa e a bacia, então a inflamação neste ponto irradia para toda a coxa. O tratamento indicado é praticamente o mesmo da tendinite.


Nervo ciático


Estas duas palavrinhas já causam dor em muitas pessoas só de ouvir falar, não é mesmo? De acordo com autoridades de saúde, a estimativa é de que 15% da população mundial tenha esta dor.


O nervo ciático vai do quadril até os pés e cuida da parte motora e sensitiva das pernas. Então, quando ele é comprimido ou sofre alguma lesão, a dor surge e se irradia para todo o membro inferior.


A hérnia de disco é uma das responsáveis por comprimir o nervo ciático, além disso aluxação também afeta esta região. Por isso, para fazer o tratamento é preciso identificar o que está machucando o nervo.


Como tratar: Em dores agudas é indicado medicamento para aliviar o sofrimento. A fisioterapia, aliada a uma alimentação balanceada e exercícios físicos, também ajuda que o quadro não piore.



A fisioterapia ajuda a combater as dores no quadril


Faça um diagnóstico preciso!


Você viu que a dor no quadril surge de acordo com vários fatores, por isso um diagnóstico preciso é fundamental. O ideal é procurar uma orientação médica especializada e não se automedicar apenas para passar a dor, já que isso fará o problema se tornar crônica.


Exames de imagem e clínicos trazem um panorama ideal do problema, que se descoberto no início faz a terapia ter maior eficácia.


Se você precisar de ajuda, entre em contato com a gente pelo WhatsApp para marcar uma consulta. Por fim, espero que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre dor no quadril. Para mais conteúdo assim, você pode me seguir no Instagram.

bottom of page