top of page

Dor de cabeça: 6 dicas para aliviar o sofrimento!

A dor de cabeça pode até ser algo pontual, mas se for constante, deve ser investigada. Veja 6 dicas para aliviar o sofrimento sem remédio!



Dor de cabeça afeta muitas pessoas, então confira dicas para aliviá-la
Dor de cabeça pode ser causada por vários fatores e é preciso identificar

Quando temos uma dor de cabeça, logo buscamos alguma solução para ela. Mas qual o melhor tratamento se, muitas vezes, não sabemos a causa? Por isso, ficar de olho nos sintomas e, mais ainda, o local exato da dor ajuda muito.


A Sociedade Brasileira de Cefaleia estima que mais de 140 milhões de brasileiros sofram com dores de cabeça. Por mais que muitas delas possam ser algo pontual, quando ela é crônica afeta demais a qualidade de vida, como no trabalho e no lado pessoal.


Então, siga com a gente neste post que vamos mostrar tratamentos que vão te ajuda a aliviar a dor de cabeça sem precisar de remédios.


Como aliviar a dor de cabeça?


Pouca gente sabe, mas a medicina tem definida mais de 150 tipos de cefaleias — a famosa dor de cabeça. Com tanta variedade assim, muitas vezes é difícil achar qual o tratamento mais eficaz. Entretanto, algumas técnicas podem sim, aliviar a dor aguda pelo menos por certo período.


Neste caso, se ela for recorrente, o mais indicado é procurar um médico. Ele fará um diagnóstico preciso e definirá qual a melhor terapia para a sua cefaleia. Agora, as dores de cabeça têm vários gatilhos e evitá-los — ou tratar o sintoma quando surgir — ajuda a diminuir o sofrimento. Neste sentido, muitas situações como estas a seguir podem desencadear dores de cabeça.

  • Insônias;

  • Estresse;

  • Má postura;

  • Aromas fortes;

  • Bruxismo;

  • Falta ou excesso de alimentos como café e chocolate;

  • Luzes fortes;

Caso a pessoa sempre sofra com estes problemas, a dor de cabeça também será constante. Então, acompanhe agora seis dicas para aliviar a cefaleia.


1- Compressas no local


Muitas dores de cabeça surgem por uma tensão muscular, principalmente na região do pescoço e nuca. Então, uma compressa fria ou quente tende a amenizar o sofrimento. Faça a compressa por pelo menos 15 minutos e avalie se a situação melhorou. A ação deve ser no local exato da dor, seja na nuca ou na testa. Aliás, a compressa fria é indicada para enxaqueca, enquanto a quente é para cefaleias tensionais.



Dor de cabeça pode ser aliviada com uma massagem na região
Massagem na cabeça é uma das atividades que ajudam a aliviar a dor


2- Massagens


A massagem movimenta a corrente sanguínea na cabeça, oxigenando a área e diminuindo a dor. Além disso, ela ajuda a relaxar os músculos da região, como também no pescoço, costas e nuca. Você pode fazer massagens leves com as pontas dos dedos nesta região, sem aplicar muita força.


3- Alimentação


A fome causa dores de cabeça na pessoa, por isso, não fique longos períodos de jejum. Além disso, outros alimentos atuam como gatilhos, como o chocolate e o café. Eles podem provocar dor de cabeça nos dois extremos, para quem está sem comer ou se exagerou na dose. Então, esse tipo de alimento estimulante deve ser consumido de forma moderada.


4- Relaxamento


Além da massagem, descansar os olhos e até mesmo dormir ajuda a amenizar a dor de cabeça. A insônia e o cansaço na manhã seguinte são poderosos gatilhos para a pessoa que sofre com as cefaleias. Caso não tenha dormido bem à noite, busque descansar durante o dia, dormir durante a tarde.


5- Evite o álcool em excesso


O álcool em excesso, a famosa ressaca, gera dor de cabeça no dia seguinte. Mas muitas vezes, não é preciso beber muito, apenas com a frequência excessiva. O álcool desidrata o corpo e traz a falta de minerais importantes, como magnésio e potássio. Sem eles, a dor de cabeça surge.


6- Beba chá


Dependendo dos chás, o ingrediente principal age como um anti-inflamatório e analgésico para a dor. É um remédio natural e, dentre eles, podemos citar o chá de camomila, de erva cidreira, boldo. Além disso, por ser uma bebida quente, ela traz o relaxamento necessário para o corpo descansar.


Analise sua dor de cabeça!


A dor de cabeça pontual, que ao fazer o tratamento ela desaparece, é comum acontecer. Porém, se ela for algo constante, é melhor investigar e marcar consulta com um médico especialista.

Ela é o sintoma para vários outros problemas de saúde, então deve ser investigada. Gostou do texto? Para mais conteúdo assim, siga meu perfil no Instagram.


bottom of page