Condropatia patelar é um problema que afeta a cartilagem entre o osso da perna e a patela. Confira os sintomas!
O joelho é uma das articulações do corpo que mais sofre com dores crônicas, seja por trauma físico ou doença. E a condropatia patelar é um dos problemas de saúde que pode minar com o tempo a saúde desta região. Por isso, é importante ter cuidado quando os sintomas aparecerem.
Para quem não conhece, a patela é um osso que fica bem na frente do joelho, por isso costuma sofrer com inúmeras pancadas, não é mesmo? Ele tem o formato meio triangular, se forma no fim do fêmur e facilita a articulação na região.
Isso mostra a importância dele para a nossa mobilidade, tanto de andar, sentar, agachar, fazer um exercício físico, dentre outros movimentos. Quer saber então mais sobre a condropatia patelar? Acompanhe comigo neste post.
O que é condropatia patelar?
A condropatia patelar é uma doença que atinge a cartilagem que protege o atrito entre a patela e o osso da perna, no caso, o fêmur. Aliás, o termo condropatia se refere a este tipo de lesão, enquanto o termo patelar mostra o local dela em si.
Como a patela é muito acionada para todos os movimentos feitos pelo joelho, qualquer lesão nesta região pode causar dor, desde a mais leve até graves. A condropatia pode ter vários níveis, como um simples amolecimento da cartilagem ou até mais graves, como rachaduras ou a degeneração dela.
Esta lesão também é conhecida como dor anterior no joelho, pelo fato de a patela ficar bem na frente desta articulação. As dores tendem a ser mais fortes durante ou depois de um exercício físico, apesar de não serem apenas nestas situações.
O problema nesta doença é que a cartilagem não tem terminações nervosas, por isso, não dá para sentir dor quando tem uma fissura. Porém, com o desgaste e a degeneração dela, haverá o atrito entre os ossos e a dor irá surgir. Por isso, ao primeiro sinal de dor é importante procurar um médico.
Quais os sintomas da condropatia?
Na maioria dos casos, até realmente o osso estar desprotegido pela cartilagem, o paciente não sentirá muitas dores. Esta doença crônica tende a surgir depois do desgaste da cartilagem da patela já estar avançado.
A dor tende a ser atrás da patela ou então ao redor dela. Isso acontece pelo atrito entre a patela e os ossos da perna, principalmente o fêmur. No começo, a dor é leve, porém sem nenhum trauma ter sido sofrido.
Com o tempo, o desgaste e as dores vão aumentando, principalmente, como dissemos, depois de um exercício físico. Quanto mais exigida a articulação, como agachar, correr, subir escadas, mais desgaste haverá e a dor será maior.
Na maioria dos casos, a condropatia patelar pode inchar a articulação, prejudicando a mobilidade, além de causar aumento da temperatuda na região. Outro sinal bem típico deste problema é o estalo que o joelho pode dar ao ser flexionado e estendido. Dentre os sintomas clássicos, do grau mais leve ao mais grave, existem:
Sensação de areia dentro do joelho;
Inchaço;
Estalos;
Cansaço nas pernas;
Dor.
Aos poucos, conforme a dor aumenta, o paciente tende a evitar posições dolorosas ou a praticar o exercício que gosta. Isso afeta diretamente a qualidade de vida e traz outro problema: o sobrepeso, que sobrecarrega o joelho.
Diagnóstico e tratamento
O médico deverá pedir um exame de imagem do joelho dolorido para diagnosticar a condropatia patelar, como uma ressonância magnética. Além disso, uma análise clínica é feita no consultório antes de iniciar o tratamento em si. Como ela é uma dor, que pode ser tornar crônica, o tratamento tende a ser preventivo em relação à dor e o avanço do desgaste da cartilagem.
Quando a dor ainda está em estágio inicial, o tratamento poderá ser conservador, com medicamentos para ajudar na manutenção da cartilagem. Além disso, é importante fazer o fortalecimento da região do joelho, seja com fisioterapia ou musculação em si.
Com o fortalecimento, os músculos do joelho irão absorver maior impacto, aliviando a cartilagem e redistribuindo a força aplicada. Por outro lado, a fisioterapia tem métodos para aliviar a dor e o processo inflamatório na região. Nos casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada.
Procure um especialista!
Você viu neste post como a condropatia patelar afeta a articulação do joelho e os problemas que trazem, ainda mais na qualidade de vida da pessoa. Por isso, ao começar a sentir dores frequentes no joelho, procure um médico especialista!
Gostou deste conteúdo? Espero que ele tenha ajudado a entender melhor este problema de saúde. Se ainda ficou alguma dúvida, entre em contato com a gente. Você pode também nos seguir no Instagram para ter mais informações.
Comments