Síndrome é uma doença auto-imune e crônica que altera o sistema imunológico, causando inflamações, principalmente, nas glândulas dos olhos e da boca.
Sintomas como secura na boca e nos olhos com frequência, não provocadas apenas pelo tempo seco ou algum medicamento, podem estar relacionados a uma doença auto-imune de nome complicado: Síndrome de Sjögren.
Esses sintomas acontecem porque as glândulas lacrimais e salivares podem sofrer uma inflamação e prejudicam seu funcionamento. Mas além da boca e dos olhos, a doença pode afetar outros órgãos, como a pele, os pulmões e os rins nos casos mais graves.
Confira então neste post o que é a Síndrome de Sjögren, os principais sintomas, como tratar e como ela pode afetar nossas vidas.
O que é Síndrome de Sjögren?
A síndrome é uma doença auto-imune e crônica que altera o sistema imunológico, causando inflamações, principalmente, nas glândulas citadas. Isso acontece porque os linfócitos – que são as células de defesa do corpo – invadem e atacam órgãos e as glândulas.
Essa invasão acaba produzindo um efeito inflamatório e, com isso, prejudica o funcionamento normal destes órgãos. Assim como muitas doenças auto-imunes, ainda não se sabe o que causa esta síndrome, mas pode existir uma predisposição genética e, com isso, fatores como infecções virais ou alguma alteração hormonal podem ocasionar a doença.
Quem pode ter a doença?
A Síndrome de Sjögren é uma doença pouco frequente e, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, dois em cada mil brasileiros podem apresentar a doença. Em relação ao gênero, as mulheres sofrem mais com a síndrome do que os homens, especialmente as que têm entre 40 a 60 anos.
Mas vale ressaltar que esta doença pode ocorrer em qualquer idade, principalmente também, com pacientes que sofrem de outras doenças reumáticas, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico ou a Artrite Reumatoide.
Quais os sintomas da Síndrome de Sjögren?
Além da boca e dos olhos secos por causa da inflamação das glândulas responsáveis por lubrificar essas regiões, outros sintomas também são comuns da Síndrome de Sjörgen e estão listados a seguir:
secura na pele;
vias aéreas secas;
tosse seca;
cansaço;
dores nas juntas;
artrites.
Em relação ao olho seco, a pessoa pode ter aquela sensação de que tem areia nos olhos, provocando coceira, queimação e ardência, enquanto, sobre a boca seca, o paciente terá problemas com a mastigação e com engolir os alimentos, podendo também provocar cáries e outros problemas odontológicos.
Esses sintomas são os mais comuns, mas também pode ser provocados por outros fatores, como alguma medicação, por exemplo. Agora, apesar de serem menos comuns, outros sintomas mais graves também pode acontecer, como o acometimento de órgãos como os rins, pulmões e pâncreas.
Posso perder a visão com a Síndrome de Sjögren?
O importante nestes casos é, quando começar a ter os sintomas, a pessoa deve procurar um médico especialista. Apesar de o problema inicial ser nos olhos e na boca, um reumatologista poderá fazer o diagnóstico da síndrome.
As lesões graves, que podem causar a cegueira, são muito raras nesta síndrome, mas outros problemas podem ocorrer com mais frequência, como lesões na parte superficial do globo ocular tanto pela secura como pela coceira.
Quais os tratamentos para a Síndrome de Sjögren?
Como dissemos, a síndrome é uma doença crônica e, por isso, não tem cura e necessita de um acompanhamento por tempo indeterminado para que os sintomas não voltem. Por isso, o diagnóstico precoce ajuda no tratamento e na qualidade de vida do paciente.
Não existe um medicamento específico para o combate da doença, até pelo fato de não ser uma doença muito comum, mas os remédios para tratar os sintomas são usados para amenizar o problema e dar conforto, como colírio para olhos secos.
No tratamento alternativo, alguns alimentos ajudam a amenizar a doença, como a suplementação de ômega 3 ou na ingestão de sardinha, salmão, atum, nozes, porque agem como anti-inflamatórios. Já outros hábitos alimentares devem ser evitados, como:
excesso de cafeína;
alimentos com açúcar;
comida picante;
excesso de álcool;
alimentos processados.
Procure por um especialista!
Se você tiver alguns dos sintomas citados neste texto, deve procurar um médico especialista, principalmente um reumatologista, ou então um oftalmologista e um dentista, que poderão analisar o caso específico.
Entretanto, o diagnóstico é feito pelo reumatologista e, quando existe a suspeita clínica, é pedido os exames laboratoriais, de imagem e também uma biópsia de glândulas salivares.
Gostou deste conteúdo? Aproveite nossos canais de comunicação e conte para a gente o que você achou. Confira mais conteúdo no nosso blog!
Fique ligado também nas nossas redes sociais para mais informações sobre o tratamento da dor e qualidade de vida. Estamos no Facebook e no Instagram. Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!
Comments