A microbiota intestinal tem várias funções dentro do nosso organismo e deixá-la saudável é essencial para ter qualidade de vida. Entretanto, uma dúvida muito comum é o que fazer para melhorar a microbiota intestinal?
Além de saber o que fazer para aprimorar suas funções, o ideal é conhecer também o que pode prejudicá-la. Uma flora intestinal desregulada traz problemas de saúde, desde prisão de ventre, náuseas e vômitos, até inflamações!
Então, siga comigo neste post que vamos mostrar mais sobre a microbiota intestinal e como fazer para melhorá-la.
O que fazer para melhorar a microbiota intestinal?
A flora intestinal tem um papel fundamental em nossa saúde em sua totalidade. Ao entender o que fazer para melhorar a microbiota intestinal, você poderá por ações simples em prática e garantir uma boa saúde no geral. Aqui estão algumas dicas:
Alimentação balanceada
Consuma uma dieta rica em fibras, frutas, legumes, grãos integrais e vegetais. Dessa maneira, esses alimentos fornecem nutrientes que as bactérias intestinais saudáveis precisam para prosperar.
Probióticos e alimentos fermentados
Inclua os alimentos chamados de probióticos, como iogurte com culturas vivas, kefir, chucrute, kimchi e kombucha na sua dieta. Esses alimentos contêm bactérias benéficas que ajudam a melhorar a diversidade da microbiota.
Pré-bióticos
Consuma também alimentos ricos em pré-bióticos, como alho, cebola, alho-poró, banana, maçã e aveia. Assim, esses alimentos vão fornecer fibras que alimentam as bactérias benéficas já presentes no intestino.
Evite alimentos processados e açúcares
Os alimentos citados acima trazem benefícios, já estes farão mal para você. Então, reduza o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares refinados e gorduras saturadas, pois esses afetam de forma negativa a saúde da microbiota.
Evite antibióticos sem necessidade
Use antibióticos apenas quando prescritos por um profissional de saúde, pois eles podem afetar tanto as bactérias patogênicas quanto as benéficas. Faça o uso no tempo e na quantidade corretas para não prejudicar a microbiota.
Variedade de alimentos
Além disso, tente também diversificar sua dieta, consumindo uma ampla variedade de alimentos saudáveis, entre frutas, legumes, verduras e as fibras. Isso ajuda a introduzir diferentes tipos de bactérias em seu intestino.
Outros dois pontos principais para melhorar a saúde da microbiota intestinal é ter uma hidratação adequada, já que a água ajuda no funcionamento do intestino. Além disso, busque gerenciar o estresse porque o nervosismo afeta a microbiota.
O que tomar para regular a microbiota?
Para regular a microbiota intestinal, você deve então considerar a incorporação desta dieta em sua rotina. Além disso, a suplementação pode ajudar neste sentido, mas lembre-se de que é sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes.
Os suplementos probióticos contêm bactérias benéficas que equilibram a microbiota. Um exemplo disso são os que têm uma variedade de cepas de bactérias, incluindo Lactobacillus e Bifidobacterium. Consumir uma dieta rica em fibras, incluindo tanto as solúveis quanto as insolúveis, ajuda a nutrir diferentes tipos de bactérias intestinais.
A L-Glutamina, um aminoácido muito conhecido, pode também auxiliar na manutenção da integridade da mucosa intestinal e na regulação da permeabilidade intestinal. Assim como os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes gordurosos, como salmão, têm efeitos benéficos na saúde intestinal por alimentarem a microbiota.
Qual a melhor fruta para flora intestinal?
Como estamos falando de alimentação saudável e rica em fibras, nada melhor do que comer frutas, concorda? Elas têm o poder de recuperar a microbiota intestinal devido ao seu teor de fibras, vitaminas e compostos bioativos. Dentre algumas, podemos destacar:
Banana
maçã
Framboesa
mirtilo
Kiwi
Pera
Abacaxi
Mamão
Laranja
Uva
Frutas como as framboesas e os mirtilos são fontes de fibras e antioxidantes que podem ter um impacto positivo na saúde intestinal. Já o abacaxi tem a enzima bromelina, que auxilia na digestão e no equilíbrio da microbiota.
Faça exame para avaliar sua microbiota intestinal!
Agora que você sabe o que fazer para melhorar a microbiota intestinal já é possível colocar algumas atitudes em prática. Mas para um resultado melhor, saiba que existe um exame para avaliar sua microbiota?
Ao ter um diagnóstico em mãos, é possível com seu médico traçar o melhor plano para deixá-la ainda mais saudável. Gostou deste conteúdo? Se ele foi esclarecedor para você, deixe um comentário. Haaa...e me siga também no Instagram para mais conteúdo!
Comments