top of page
Writer's pictureDra Marcela Mara

Hérnia de disco lombar tem cura! Confira 4 tratamentos para o problema


hérnia de disco lombar tem cura, veja alguns tratamentos
Hérnia de disco lombar tem cura, mas precisa agir rápido para o tratamento eficaz

A pessoa pode ter hérnia de disco, mas não sentir nenhuma dor ou incômodo com isso. Porém, quando tem sintomas eles trazem limitações de movimento. Mas será que a hérnia de disco lombar tem cura?


Sim, é possível o paciente aliviar os sintomas e voltar a vida normal. De acordo com o IBGE, mais de 5 milhões de brasileiros sofrem com este problema, que pode surgir por vários motivos, como má postura e carregar excesso de peso.


Acompanhe conosco este texto que vamos falar mais sobre a hérnia de disco lombar e trazer quatro tratamentos para aliviar a dor.


Quais os sintomas de hérnia de disco na região lombar?


A hérnia de disco acontece em qualquer região da coluna, mas é mais frequente na lombar. Muito por um dos principais fatores dela ser a má postura e carregar peso em excesso.


A intensidade e a frequência dos sintomas dependerão da localização e da gravidade do comprometimento dos nervos. Vale lembrar que a hérnia de disco é quando o disco intervertebral da coluna se desloca, o que pode comprimir o nervo.


O disco serve como um amortecedor da coluna e fica entre os ossos. Os principais sintomas da hérnia de disco lombar são sentidos nos membros inferiores, ou seja, nas pernas e pés. Caso a hérnia seja na região cervical, os ombros e braços são afetados. Os sinais são:

  • dificuldade de ficar apoiado no calcanhar;

  • franqueza nas pernas;

  • dor ou formigamento nas pernas;

  • dor que surge nas nádegas e vai até o calcanhar;

  • alterações intestinais e na bexiga.

Quando a hérnia de disco lombar surge é bem comum a dor intensa na parte inferior das costas. A perda de força nas pernas indica certa gravidade e um médico deve ser consultado.


Qual o tratamento para hérnia de disco lombar?


O melhor tratamento para qualquer problema de saúde é o indicado pelo médico e seguido pelo paciente. A hérnia de disco lombar tem cura e as terapias variam de acordo com cada caso. Elas podem ser conservadoras ou até cirurgia, mas esta em última ocasião.


Confira a seguir quatro tratamentos que ajudarão a aliviar a dor da hérnia de disco e ter qualidade de vida, voltando ao trabalho e fazendo exercícios físicos.


Tratamentos não invasivos


A primeira medida é buscar por tratamentos não invasivos, ou seja, evitar a cirurgia. Eles envolvem fisioterapia e até mesmo a hidroterapia. A fisio age em alongamentos direcionados e exercícios de reabilitação.


Assim, o paciente terá o alívio da dor e evitará novas crises. A fisioterapia ensina a pessoa a fazer atividades comuns, como sentar corretamente, pegar objetos pesados. Além disso, fortalece os músculos e estabiliza a região lombar.


A fisioterapia não melhora diretamente o abaulamento do disco, mas fortalece a região e diminui a sobrecarga. Depois de um primeiro momento, o paciente fará musculação e até mesmo pilates, que estabiliza ainda mais a lombar.


Medicamentos


A hérnia de disco também é tratada com remédios, principalmente os anti-inflamatórios não esteroidais. Ao ser usado por períodos controlados e com outras terapias é uma ferramenta fundamental para aliviar a dor.


Mas vale mostrar que o uso crônico e indiscriminado traz problemas à saúde, como gastrites e úlceras. Além dos anti-inflamatórios, o médico costuma prescrever relaxantes musculares.


Bloqueio da dor


Se os sintomas não aliviaram nos dois tratamentos mostrados até aqui, talvez uma opção será o bloqueio da dor, ou infiltração. É uma terapia minimamente invasiva, quando a medicação é injetada diretamente no local da dor. A injeção pode ser na raiz nervosa ou as articulações da coluna que estão doloridas.


Estas duas opções surgem porque na hérnia de disco a dor é ocasionada ou pela compressão do nervo, ou a inflamação dele. Para a infiltração, o paciente passa por uma anestesia local e o efeito é prolongado.


Cirurgia


Por fim, a última opção, quando nenhum outro tratamento já demonstra bons resultados, é a cirurgia. Nestes casos, o paciente sofre com sintomas neurológicos fortes, podendo perder a força dos membros inferiores.


A medicina tem várias técnicas e abordagens cirúrgicas, desde a convencional e a cirurgia por vídeo, a discectomia endoscópica. Esta última tem pouca agressão à musculatura e o paciente poderá ter alta no mesmo dia.


Na cirurgia, é feita a remoção do disco danificado e a implantação de uma prótese que vai agir para impedir o atrito entre os ossos e dar mobilidade à coluna.


Hérnia de disco tem cura!


Você viu como a hérnia de disco lombar tem cura e os tratamentos mais comuns para muitos casos. Mas o essencial é procurar um médico caso sinta dores na região lombar para fazer um diagnóstico.


Quanto mais cedo iniciar o tratamento, menos dor o paciente terá. Gostou do texto? Esperamos que ele tenha ajudado a entender melhor sobre a hérnia de disco. Para mais conteúdo assim, siga o meu perfil no Instagram.


Comments


bottom of page