top of page

Artrite reumatoide: doença é crônica, mas tratamento dá qualidade de vida

Artrite reumatoide é uma doença sem cura e pode até provocar aposentadoria por invalidez, por isso, ao perceber os sintomas, é preciso procurar um médico.





A artrite reumatoide é uma doença crônica traiçoeira, que começa com sintomas leves e vai aumentando com o tempo. Você começa sentindo cansaço, dor muscular, formigamento nas mãos e dores articulares.


O problema é que muitas vezes, o paciente começa a sentir esses sintomas e tem um intervalo de meses até realmente procurar um atendimento médico. Isso pode ser crucial no tratamento da doença, que não tem cura, mas o tratamento correto dá qualidade de vida para o paciente.


A estimativa do Ministério da Saúde é que 2 milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição. Vem comigo nesse post que vamos te mostrar o que é a artrite reumatoide, os sintomas, o diagnóstico em si e o tratamento.


O que é artrite reumatoide?


Artrite nada mais é do que uma inflamação nas articulações, deixando a região inchada, avermelhada, dolorida e até quente.


Já a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, que pode atacar vários órgãos do corpo, mas atinge preferencialmente as articulações.


A AR, como também é chamada, tem uma característica típica: a inflamação da sinóvia. O nome é estranho, mas a sinóvia é um tecido cheio de líquido que fica no centro das articulações.


Ela serve para diminuir o atrito entre os ossos e, quando inflama, causa as dores, a artrite. A artrite reumatoide ainda não tem causa conhecida, mas ela é uma doença autoimune – que é quando o sistema imunológico é atacado pelo nosso próprio corpo.

A artrite também pode estar ligada a fatores genéticos, já que parentes próximos têm mais chances de também ter a doença.


A doença costuma acometer duas vezes mais as mulheres do que os homens e começa a apresentar os sintomas geralmente entre os 30 a 40 anos, aumentando a incidência dela com o avanço da idade.





Sintomas da artrite reumatoide


Um dos principais sintomas da artrite reumatoide é a rigidez nas articulações, principalmente no início do dia e que regride com o passar das horas.

Os sintomas basicamente são as artrites (uma dor, vermelhidão, inchaço) nas articulações, principalmente nas mãos e punhos.


Com as inflamações, o paciente tem cansaço e, com a progressão da doença, pode sofrer até com deformidades nas articulações por causa da destruição da cartilagem.


Essa deformidade pode até causar a incapacidade na vida diária e até laboral, sendo doença até para se pedir a aposentadoria por invalidez.


A artrite reumatoide pode até atingir outros órgãos, apesar de ser um pouco mais raro. Ela pode afetar a pele, músculos, rins, coração, pulmão e o sistema nervoso.





Diagnóstico da artrite reumatoide


Não existe um exame específico para diagnosticar a artrite reumatoide. Para identificar a doença, é preciso avaliar todo um histórico do paciente, além de exames clínicos e laboratoriais.


Se você apresentar alguns destes problemas, é bom procurar um médico especialista.

  • Você tem rigidez articular matinal por cerca de uma hora?

  • Sente dores nas articulações das mãos e nos punhos?

  • Tem artrite em três áreas articulares (joelhos, mãos, ombros)?

  • Sente artrite nas duas articulações (exemplo, nos dois joelhos)?

Além disso, é feito exames de sangue (VHS, Proteína C Reativa, Fator Reumatoide, entre outros) e também de imagens, como raio X, ressonância magnética e ultrassonografia articular.


Assim como a maioria das doenças, um diagnóstico precoce ajuda no tratamento e dá uma qualidade de vida melhor ao paciente. E é bom lembrar, que a artrite reumatoide não tem cura.


Tratamento da artrite reumatoide


Quanto mais cedo começar o tratamento, melhor. Caso o paciente estiver sentindo muita dor, o repouso deve ser indicado por pouco tempo. Fisioterapia e exercícios são importantes para controlar o comprometimento das articulações.


Dependendo do estágio da doença é preciso entrar com tratamento medicamentoso, e isso inclui analgésicos e anti-inflamatórios e drogas imunossupressoras.


Na hora de fazer exercícios, é sempre importante ter a proteção na área articular para garantir o fortalecimento da musculatura na região. O condicionamento físico, com atividade aeróbica, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento, deve ser estimulado.


A artrite reumatoide afeta milhões de brasileiros, mas ficar atentos aos sintomas e procurar um médico nos primeiros sinais é muito importante. Como ela não tem cura, é preciso ter um tratamento precoce para que a pessoa leve uma vida normal, com qualidade.


Gostou das dicas? Aproveite nossos canais de comunicação e conte pra gente o que você achou.


Você pode também nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram. Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail e vamos te ajudar!



bottom of page